Marília

Após chuva, Marília deve voltar a ‘arder’ até 40 graus, alerta previsão

Marília deve permanecer com céu nublado durante toda a segunda-feira, segundo IPMet (Foto: Rodrigo Viudes/Marilia Noticia)

Após semanas de altas temperaturas e incêndios em áreas rurais de Marília e região e até em residências, voltou a chover na cidade entre a noite deste domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira (16).

A instabilidade provocada pela passagem de uma frente fria pela região deve continuar durante todo o dia, com possibilidade de precipitação de até 12,3 milímetros, segundo o Centro de Meteorologia (IPMet) de Bauru.

Previsão de clima e temperatura para a semana, segundo o IPMet (Reprodução: MN)

Até a manhã desta segunda-feira (16) não havia sido verificada a incidência de ‘chuva preta’ em Marília, apesar de alerta da Defesa Civil. O fenômeno ocorre pela mistura das gotas de chuva com partículas de fumaça.

Apesar da manutenção de temperaturas mínimas entre 15°C e 17°C até quinta-feira (19), o sol reinará sozinho a partir desta terça-feira (17), ainda segundo o IPMet, elevando as máximas a até 40°C.

O calor mais intenso está previsto para o domingo (22), quando a umidade relativa do ar terá descido ao nível mais baixo nesta semana: apenas 14%, a exemplo dos desertos, onde o clima é agressivo à sobrevivência humana.

QUALIDADE DO AR

Além de proporcionar um conforto térmico após forte onda de calor, a chuva das últimas horas melhorou a qualidade do ar em Marília. Pela primeira vez em semanas, a cidade amanheceu sem fumaça.

Ainda na manhã desta segunda-feira (16), a qualidade do ar estava classificada como ‘boa’, segundo aferição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A atualização ocorre de hora em hora.

No entanto, a terra molhada pelas águas desta segunda-feira (16) não deve resistir ao calor dos próximos dias, expondo as áreas verdes e de pastagens da região ao risco de novos incêndios.

RESERVATÓRIOS

No mesmo período, as águas estavam ‘em alta’ nos reservatórios responsáveis pelo abastecimento da cidade. Todos estavam acima dos 50% de capacidade – sete dos 11 com mais de 70%.

Capacidade de armazenamento nos reservatórios de água de Marília na manhã desta segunda-feira (Reprodução: MN)

A aferição é horária no site da Agência Municipal de Água e Esgoto de Marília (Amae), que ainda mantém o nome e o leiaute do antigo Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), cujos serviços foram concedidos à iniciativa privada.

A escalada do calor prevista para os próximos dias deve aumentar o consumo, esvaziando mais rapidamente os reservatórios. O Sistema Cascata, responsável pelo abastecimento da zona leste, depende de represas com baixos níveis para captação de água.

Represa Cascata está com baixos níveis para captação de água para o Sistema Cascata (Foto: Rodrigo Viudes/Marilia Noticia)

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

11 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

12 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

12 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

12 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

20 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.