Marília

Apenas 7 vereadores participam de sessões extraordinárias

As duas sessões extraordinárias realizadas na Câmara de Marília nesta quarta-feira (4) para votação “em massa” de projetos na reta final do ano contaram com a participação de apenas sete vereadores. Seis estiveram ausentes.

Professora Daniela (PL) já não havia participado na segunda-feira (2) da penúltima sessão ordinária do ano, por motivo de doença.

Mas os demais ausentes não participaram das sessões extraordinárias realizadas nesta quarta-feira em discordância com uma decisão controversa do presidente da Câmara, Marcos Rezende (PSD).

Na segunda-feira (2) ele errou a contagem de votos de sobre o requerimento que pedia a inclusão de projetos do Executivo em pauta e decidiu a favor da questão.

Com o placar de seis contrários e cinco favoráveis o pedido na verdade deveria ter sido rejeitado.

Após ser questionado, Rezende devolveu o requerimento ao plenário e os votos mudaram, já que Mário Coraíni (PTB) trocou de posicionamento, favorecendo a administração municipal. Entenda os detalhes, [clique aqui].

A crítica que se faz à inclusão dos projetos do Executivo para votação é o fato de alguns deles sequer terem passado pelas comissões do Legislativo e prazos regimentais. São justamente projetos que constaram na pauta desta quarta-feira.

Parlamentares contrários ao ocorrido estudam acionar a Justiça com o objetivo de anular a decisão de Rezende e as sessões extraordinárias.

Projetos

A ordem do dia desta quarta-feira, na sessão extraordinária marcada para início às 17h, tinha nove projetos previstos para votação. Um deles recebeu pedido de vista pelo vereador Marcos Custódio e os demais foram aprovados.

Em seguida houve uma nova sessão extraordinária para discussão de outros quatro projetos –inclusive o que institui o Novo Código Tributário do Município de Marília, aprovado junto com outras duas proposituras. Um projeto previsto para votação foi retirado pelo autor.

Na primeira sessão o projeto que recebeu vistas propõe mudanças no Programa  de Incentivo ao Esporte Amador.

As aprovações envolvem mudanças em atribuições e criação de cargos na Prefeitura e a prorrogação de prazo para o Programa de Isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Também houve a confirmação em segunda discussão de doação de área para Associação de Criadores de Pássaros de Marília e Região, modificações no Orçamento de 2020 e abertura de crédito adicional para a Emdurb e Daem.

Projeto do presidente da Câmara sobre respeito dos serviços públicos municipais à dignidade especial da criança e do adolescente também foi aprovado.

Na segunda extraordinária, além do Novo Código Tributário, outros projetos previstos envolviam nomeação de área pública e criação do Dia de Prevenção à Queda de Idosos, no dia 24 de junho.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

7 horas ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

7 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

7 horas ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

7 horas ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

8 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

11 horas ago

This website uses cookies.