Marília

Apenas 7 vereadores participam de sessões extraordinárias

As duas sessões extraordinárias realizadas na Câmara de Marília nesta quarta-feira (4) para votação “em massa” de projetos na reta final do ano contaram com a participação de apenas sete vereadores. Seis estiveram ausentes.

Professora Daniela (PL) já não havia participado na segunda-feira (2) da penúltima sessão ordinária do ano, por motivo de doença.

Mas os demais ausentes não participaram das sessões extraordinárias realizadas nesta quarta-feira em discordância com uma decisão controversa do presidente da Câmara, Marcos Rezende (PSD).

Na segunda-feira (2) ele errou a contagem de votos de sobre o requerimento que pedia a inclusão de projetos do Executivo em pauta e decidiu a favor da questão.

Com o placar de seis contrários e cinco favoráveis o pedido na verdade deveria ter sido rejeitado.

Após ser questionado, Rezende devolveu o requerimento ao plenário e os votos mudaram, já que Mário Coraíni (PTB) trocou de posicionamento, favorecendo a administração municipal. Entenda os detalhes, [clique aqui].

A crítica que se faz à inclusão dos projetos do Executivo para votação é o fato de alguns deles sequer terem passado pelas comissões do Legislativo e prazos regimentais. São justamente projetos que constaram na pauta desta quarta-feira.

Parlamentares contrários ao ocorrido estudam acionar a Justiça com o objetivo de anular a decisão de Rezende e as sessões extraordinárias.

Projetos

A ordem do dia desta quarta-feira, na sessão extraordinária marcada para início às 17h, tinha nove projetos previstos para votação. Um deles recebeu pedido de vista pelo vereador Marcos Custódio e os demais foram aprovados.

Em seguida houve uma nova sessão extraordinária para discussão de outros quatro projetos –inclusive o que institui o Novo Código Tributário do Município de Marília, aprovado junto com outras duas proposituras. Um projeto previsto para votação foi retirado pelo autor.

Na primeira sessão o projeto que recebeu vistas propõe mudanças no Programa  de Incentivo ao Esporte Amador.

As aprovações envolvem mudanças em atribuições e criação de cargos na Prefeitura e a prorrogação de prazo para o Programa de Isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Também houve a confirmação em segunda discussão de doação de área para Associação de Criadores de Pássaros de Marília e Região, modificações no Orçamento de 2020 e abertura de crédito adicional para a Emdurb e Daem.

Projeto do presidente da Câmara sobre respeito dos serviços públicos municipais à dignidade especial da criança e do adolescente também foi aprovado.

Na segunda extraordinária, além do Novo Código Tributário, outros projetos previstos envolviam nomeação de área pública e criação do Dia de Prevenção à Queda de Idosos, no dia 24 de junho.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

55 minutos ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

1 hora ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

2 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

2 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

2 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

3 horas ago

This website uses cookies.