Marília

AMTU volta a recomendar o uso de máscaras nos ônibus

Uso de máscara no transporte público volta a ser recomendado (Foto: Divulgação)

A Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU) informa que as empresas Sorriso e Grande Marília – responsáveis pela concessão do serviço municipal – voltaram a recomendar o retorno do uso de máscara a todos os funcionários. A medida, no entanto, não é obrigatória.

As empresas seguem as orientações das autoridades de Saúde do Estado de São Paulo, que voltaram a indicar (mas não a obrigar) o uso da proteção dentro dos veículos.

A entidade representativa pontua ainda que mantém desde o início da pandemia as mesmas medidas preventivas e de combate ao coronavírus.

“As duas empresas nunca deixaram de sanitizar todos os seus veículos e ofertar álcool gel e máscaras aos motoristas e funcionários. Os passageiros também vão receber orientações de recomendação do uso de máscara e a apesar de fornecer as máscaras aos motoristas, o uso é apenas recomendado e não obrigatório, até o momento”, diz a AMTU.

Em nota, o Governo do Estado explicou na semana passada que a Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde (SCPDS) decidiu emitir um alerta para o aumento expressivo na transmissão do novo coronavírus em São Paulo.

Nas últimas duas semanas, o Conselho Gestor (antigo Comitê Científico) da pasta estadual identificou uma alta de 50% nas internações por Covid-19 em leitos de enfermaria dos hospitais e de 56% nas internações de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva.

Embora seja um aumento significativo, o comitê destaca que o número de pessoas internadas pela Covid ainda é bem inferior aos números observados em ondas anteriores. Circulam atualmente diversas subvariantes da variante ômicron, incluindo a confirmação de casos e óbito por infecção pela subvariante BQ1.

O Conselho Gestor da SCPDS apresenta as seguintes recomendações:

  • reforçar a necessidade de que todos os adultos com mais de 18 anos recebam as doses de reforço das vacinas. Ainda são dez milhões de adultos que não tomaram a primeira dose de reforço e 7 milhões sem a segunda dose de reforço;
  • reforçar a necessidade de aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Tem sido observado aumento de internações nesse grupo populacional, e a vacinação é necessária e segura para proteger as crianças e adolescentes;
  • reforçar a necessidade de disponibilidade de tratamento com antivirais a pessoas com Covid que apresentem sintomas leves ou moderados, especialmente nos grupos vulneráveis para evitar quadros graves que possam levar a internação e eventualmente a perda de vidas;
  • recomendar a utilização de máscaras em situações de maior risco de transmissão do vírus, como transporte público, e reforçar a necessidade de uso de máscaras em serviços de saúde, incluindo farmácias, onde há maior probabilidade de pessoas sintomáticas procurarem testagem e medicamentos sintomáticos para quadros gripais;
  • recomendar o uso de máscaras para os grupos populacionais mais vulneráveis, incluindo os mais idosos e pessoas com comorbidades.
Michele Correia

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

29 minutos ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

10 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

10 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

11 horas ago

This website uses cookies.