Marília

Amparada por liminar, Prefeitura paga parte da dívida da coleta de lixo

Empresa terceirizada recebeu parte de débitos pendentes, segundo publicou Prefeitura de Marilia (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília confirmou nesta sexta-feira (11), em publicação no Diário Oficial do Município de Marília (Domm), o pagamento de uma nota fiscal referente ao contrato de coleta de lixo e demais resíduos sólidos na cidade.

Na publicação, o município lista o pagamento à M Construções e Serviços Ltda. entre os que “se encontram com o prazo para pagamento vencido”. No caso, desde 27 de agosto, no valor de R$ 836.255.69.

“Justificam-se os referidos pagamentos à inexistência de recurso financeiros próprios suficientes para cumprimento de obrigações vencidas anteriormente, cujo montante é superior à disponibilidade financeira na presente data”, diz o secretário municipal da Fazenda, Ramiro Bonfietti, no Domm.

LIMINAR

Ainda segundo o secretário, o pagamento “busca, desta forma, evitar o risco de descontinuidade do fornecimento de atendimentos públicos essenciais”. No caso, a coleta do lixo, parcialmente terceirizada no município.

O pagamento ocorre menos de 24h de a Prefeitura de Marília informar estar “com os pagamentos em dia”. O argumento constou no pedido de liminar de manutenção do serviço, concedido nesta quinta-feira (10) pela Justiça de Marília.

Na decisão, o juiz da Vara da Fazenda Pública de Marília, Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, diz que “não há que se falar em inadimplência por parte do município de Marília”. Ele estipulou multa diária de R$ 50 mil em caso de paralisação dos serviços de coleta pela empresa contratada.

INADIMPLÊNCIA LEGAL

Pela legislação vigente, a Prefeitura de Marília pode adiar o pagamento de seus compromissos contratuais por meses. Eram até três mensalidades pela Lei 8.666/1993, revogada pela Lei 14.133/2021, que reduziu esta inadimplência legal para até dois meses.

Segundo apurou o Marília Notícia, documentos da ação do município contra a empresa apontam a existência de outro débito pendente no valor de R$ 779,1 mil, com vencido em 17 de setembro.

Segundo o contrato, os valores devem ser pagos à empresa “até 15 dias após o ateste de recebimento e aceitação da medição pelo fiscal”. Assinada  em maio, a terceirização deve custar R$ 10,9 milhões em 12 meses aos cofres públicos municipais.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana

Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…

7 horas ago

Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro

As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…

7 horas ago

Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros

Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…

7 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

9 horas ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

10 horas ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

10 horas ago

This website uses cookies.