Marília

Aeroporto de Marília pode receber investimento de R$ 21 milhões

Aeroporto Estadual Frank Miloye Milenkowichi, um dos mais movimentados do Interior de SP (Foto: Arquivo/MN)

Com o processo de concessão anunciado pelo Governo de São Paulo, o Aeroporto Estadual Frank Miloye Milenkowichi, em Marília, tem investimento previsto de R$ 20.972,189, nos próximos 30 anos, informou a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) nesta sexta-feira (23) ao Marília Notícia.

O certame, que engloba o município, envolve 22 aeroportos administrados pelo Estado de São Paulo. A previsão do governador João Doria (PSDB) é de que mais de R$ 447 milhões sejam investidos por parte da iniciativa privada através do leilão.

Mais da metade da injeção de recursos em Marília deve ser feita nos seis primeiros anos da concessão. Um montante de R$ 11,9 milhões em 72 meses, depois da assinatura do contrato.

Entre as obras previstas estão o recapeamento do pavimento atual, iluminação e repintura da pista de pouso e decolagem e pistas de taxiamento. Nestas áreas, tratam-se de melhorias, que estão previstas para ocorrer logo após o início da administração privada.

O aeroporto local terá ainda, conforme a Artesp, ampliação da capacidade de processamento de passageiros e bagagens, com a construção de uma nova área terminal – incluindo o local de movimento de aeronaves.

Haverá um novo terminal de passageiros, estacionamento de veículos, vias terrestres associadas e outras infraestruturas de apoio.

Está prevista também a construção de uma nova pista de táxi de acesso à nova área do terminal.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Marília (Contur), Gilberto Rossi, lembra que a cidade – onde predominam viagens de negócios – tem um aeroporto com muito potencial.

O aeroporto de Marília já é um dos mais movimentados do interior. Com as obras, poderá movimentar ainda mais passageiros, com mais infraestrutura.

“A concessão traz consequências, com as melhorias e também os custos. Mas sob a perspectiva de que poderemos ter melhor estrutura, mais segurança e serviços, [nós] acreditamos que o transporte aéreo pode se tornar mais competitivo. E por que não contar com mais companhias?”

Rossi lembra ainda que a melhoria do aeroporto faz parte do Plano Diretor de Turismo de Marília. Porém, como um equipamento público do Estado, a estrutura depende de investimento estatal ou da iniciativa privada, que ocorre por meio de processo de concessão.

Carlos Rodrigues

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