Colunas

Abel e o mérito de manter o elenco do Palmeiras com fome de títulos

O título do Campeonato Paulista conquistado no domingo de Páscoa com um chocolate sobre o Água Santa (4×0) fez com que Abel Ferreira se tornasse o segundo técnico com mais títulos na história do Palmeiras. O português está atrás apenas do lendário Osvaldo Brandão. Para mim, o grande mérito dele é manter o elenco ano após ano com fome de taças.

No Brasil é costumeiro um clube vencedor relaxar no ano seguinte e frustrar seu torcedor com fracassos. Abel conseguiu implantar uma mentalidade vencedora em seus jogadores. A cobrança interna entre o elenco fez que desde a sua chegada, em 2020, o Palmeiras conquistasse oito taças (duas Libertadores, dois Paulistas, Brasileiro, Copa do Brasil, Recopa e Supercopa do Brasil).

Em suas coletivas Abel gosta de dividir os louros das glórias e dá muito méritos ao seu elenco. A premissa da diretoria em manter uma espinha dorsal em campo faz cada dia mais o Palmeiras ser forte e competitivo em todas as suas disputas.

Sempre ouvi que um grande time começa com um grande goleiro. Weverton encarna bem esse discurso. Líder em campo e sempre decisivo nas conquistas, ele se tornou com o título Paulista, o camisa 1 mais vencedor da história do Palmeiras, superando lendas como Marcos e Leão.

Marcos Rocha é outro jogador que precisa ser citado. Sempre apontado pela torcida como “o patinho feio” da defesa, o lateral direito evoluiu muito defensivamente nas mãos de Abel e se tornou extremamente importante nas construções táticas de sua equipe.

Gustavo Gomez é incontestável. O paraguaio chegou ainda em 2018 muito questionado pelo torcedor, mas rapidamente se impôs. O capitão alviverde é o melhor zagueiro em atividade na América do Sul e merece ser lembrado por muitos palmeirenses no melhor 11 da história.

No meio-campo, Zé Rafael se tornou indispensável para equipe. O jogador que chegou como meia foi sendo recuado pelos treinadores e hoje joga na função de primeiro volante.

E o que dizer de Rony. O atacante mais uma vez mostrou sua determinação e importância para o time. Mesmo tendo uma fratura em um dos braços, o jogador atuou na final do Paulista e teve participação em dois dos quatro gols.

Por fim, vamos falar de Dudu. O ídolo palmeirense ainda não marcou na temporada, mas mostrou sua qualidade técnica e gosto por partidas decisivas. A sua jogada no segundo gol do Palmeiras foi mais uma prova para o torcedor lembrar sua importância para o elenco, apesar de alguns jogos abaixo do esperado.

A verdade é que Abel e seu elenco fazem o Palmeiras ter a fase mais vencedora de sua história. Torcedor aproveite, pois o futebol não dá muito tempo para saborear as conquistas e o próximo jogo já requer atenção e cobrança por mais taças. Assim é a filosofia vencedora implantada no Verdão.

*

Pitacos do Matheus – pitacosdomatheus.blogspot.com
Instagram – @pitacosmatheus
Twitter – @matheus_hbrito

Matheus Brito

Jornalista e apaixonado por futebol. Como todo brasileiro adoro dar Pitacos sobre o tema e vou compartilhar eles com vocês.

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

32 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.