Excluído do leilão de imóveis do governo paulista, o prédio do extinto Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam) segue abandonado desde o encerramento de suas atividades, em 2005.
Desde então, durante quase duas décadas, a Prefeitura de Marília chegou a solicitar ao Estado para implantar iniciativas de seus programas de governo sem que houvesse avanço em nenhuma das ocasiões.
É o que consta no último dos ofícios sobre a questão enviados pelo Executivo ao Legislativo, de 6 de dezembro de 2024. “A resposta do Estado tem sido reiteradamente desfavorável à pretensão de utilização pelo município.”
O governo paulista, por sua vez, tem como último posicionamento a negociação de espaços que estejam sem uso. A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estima a arrecadação de R$ 1 bilhão até o fim de 2025.
O antecessor dele, Rodrigo Garcia (PSDB), havia anunciado o uso da área para acomodar as sedes da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e Escola Técnica Estadual (Etec), atualmente em atividade em prédio alugado e pago pelo município.
O anúncio ocorreu em 2022 durante a pré-campanha de Rodrigo à reeleição. Na ocasião, o Estado já contava, desde 1986, com área doada para a construção da Fatec/Etec no bairro Vila Nova, zona norte.
A lei seria revogada pela doação de outro espaço, próximo à avenida Presidente Roosevelt, no Centro, em 2023. A área anterior acabou doada para Instituto Lótus, que já a cercou para evitar o descarte de lixo, recorrente por ali.
Enquanto isso, o prédio do Cefam seguiu à própria sorte. Exposto por mais de uma década, foi invadido, depredado e serviu para uso de usuários de drogas. Atualmente, o prédio conta com segurança 24h.
Fundado em 1988, o Cefam formou centenas de professores para lecionar nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O curso durava quatro anos, era em período integral e ofertava um diploma de magistério. A unidade levava o nome do professor Macário Ribeiro Macário.
O Cefam foi extinto em 2003 no Estado por resolução assinada pelo secretário de Educação, Gabriel Chalita, no governo do atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, com argumento de padronização do curso superior para formação de professores.
A propriedade onde está o Cefam em Marília ainda pode ser inclusa nos próximos leilões do governo paulista. Localizado à beira da Rodovia do Contorno, na zona oeste, pode interessar o mercado imobiliário e de logística que segue em crescimento na cidade.
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…
Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
This website uses cookies.