O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (5) o mais recente boletim sobre o atual surto de microcefalia no país. Os novos dados, atualizados até o dia 2 de janeiro, indicam que há 3.174 casos suspeitos de microcefalia em 20 Estados e no Distrito Federal.
A situação mais séria continua sendo a de Pernambuco, que concentra mais de um terço de todos os casos. São 1.185 suspeitas de microcefalia. Em seguida, temos os Estados da Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. Pela primeira vez, o governo registrou um caso no Amazonas.
A microcefalia é a diminuição do tamanho do volume do encéfalo do bebê. Isso pode ocasionar comprometimento cognitivo e motor. Em 90% dos casos, está associada a retardo mental, problemas de visão, audição e distúrbios neurológicos.
Em 2015, as autoridades de saúde perceberam uma ligação entre o surto de casos de microcefalia sendo registrados no Brasil com a chegada do zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue.
Casos de microcefalia registrados no Brasil de 2015 até 2 de janeiro de 2016:
Pernambuco – 1.185
Paraíba – 504
Bahia – 312
Rio Grande do Norte – 169
Sergipe – 146
Alagoas – 139
Ceará – 134
Mato Grosso – 123
Rio de Janeiro – 118
Maranhão – 96
Tocantins – 64
Piauí – 48
Goiás – 40
Pará – 33
Espírito Santo – 32
Minas Gerais – 18
São Paulo – 6
Mato Grosso do Sul – 3
Distrito Federal – 2
Rio Grande do Sul – 1
Amazonas – 1
Total: 3.174
Fonte: Época
Fernanda Policarpo foi declarada morta pelo Samu e deixada na pista para ter corpo recolhido…
O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (6) a…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Arquivo/MN) O presidente dos Estados Unidos (EUA),…
Manoel e Carla foram as vítimas mortas em bar na zona sul (Foto: Redes Sociais)…
A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…
This website uses cookies.