Secretária reage à polêmica de filas em postos de saúde
Com 12 UBSs (Unidade Básicas de Saúde) e 37 equipes do programa Estratégia Saúde da Família instaladas, Marília tem uma ampla rede de atenção básica com oferta de inúmeros serviços à população.
Kátia Ferraz Santana, secretária da Saúde do município, disse que as consultas e procedimentos podem ser agendados com antecedência, para que as filas sejam exceção e não regra na forma de acolhimento.
No início da manhã de ontem (26), a secretária visitou a UBS Alto Cafezal, onde conversou com usuários e com a equipe de servidores. Kátia chegou antes da abertura do portão e ouviu pacientes que já estavam à espera do início do expediente.
“Estamos, desde janeiro, trabalhando em conjunto com as equipes da rede básica com o objetivo de rever processos e fluxos de trabalho. Muitos dos problemas podem ser resolvidos a partir do diálogo, outros demandam investimentos que já começaram a ser feitos e que pretendemos intensificar”, disse Kátia.
A secretária já esteve em várias unidades, entre elas Nova Marília, São Miguel, Vila Barros e Cascata. Nos encontros com servidores e pacientes, são tratados temas relacionados a todos os setores da secretaria assim como questões pontuais, com soluções prontamente encaminhadas.
Kátia destacou que “não são normais e nem aceitáveis as extensas filas” em frente às unidades de saúde do município.
Conforme a secretária, o problema pode ser minimizado com algumas ações como o reforço na informação aos usuários sobre a possibilidade de agendamento com antecedência das consultas, exames e demais procedimentos.
A imediata reação vem depois da divulgação, mais uma vez, na imprensa e redes sociais, de longas filas durante a madrugada nas UBSs.
UBS ALTO CAFEZAL
Localizada em um dos bairros mais antigos da cidade, com base populacional de mais de 12 mil pessoas, a unidade faz até 350 atendimentos por dia, incluindo todos os procedimentos. Devido aos diversos serviços ofertados, é comum a concentração de pessoas antes das 07h.
A enfermeira Helen Kendely Voltolini, gerente interina da UBS, explica que a população tem preferência pelo atendimento nas primeiras horas do dia e nem todos utilizam o agendamento, disponível na recepção da unidade durante todo o expediente.
Na UBS Alto Cafezal, a população conta com dois clínicos gerais, um pediatra, um ginecologista, um mastologista (especialista em mamas), dois dentistas, equipe de enfermagem e uma psicóloga, além do suporte de outros profissionais de saúde que fazem atendimentos agendados na unidade.
Kátia afirma que, entre as medidas que serão adotadas para redução das filas, está o reforço na divulgação do agendamento, ampliação de recursos humanos (de acordo com deliberação junto à Prefeitura e observância à Lei de Responsabilidade fiscal) e ampliação das parcerias com as universidades para atrair residentes de Medicina.