Marília

Wilson Damasceno elenca políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento da cidade

Wilson Damasceno ocupou duas secretarias no segundo mandato de governo de Daniel Alonso (Foto: Arquivo/MN)

Com experiências recentes no Poder Executivo, o ex-vereador e delegado Wilson Damasceno elenca série de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento de Marília, que completa 95 anos de história neste dia 4 de abril. Direitos Humanos e Assistência Social são duas pastas em que Damasceno pôde desempenhar um trabalho em prol das minorias.

De acordo com o ex-secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que também foi presidente da Câmara, sua contribuição na política é uma forma de retribuir para a cidade que o acolheu.

“Cheguei em Marília no ano de 1976 e foram 12 anos seguidos como vereador no Legislativo. Atuo como voluntário na área de prevenção às drogas desde 1999 e trabalho há 23 anos como rotariano. Nosso lema é ‘prestar serviço sem pensar em si’. É motivo de muita alegria e satisfação servir Marília”, destaca.

Na Câmara, Damasceno buscou apoiar e aprovar projetos que proporcionam melhores condições de vida para os marilienses. “O Legislativo acolhia demandas relacionadas à saúde, zeladoria da cidade e assistência social, por exemplo. Sempre procurei discutir projetos e não atacar ninguém no campo pessoal. Dentro do Executivo, pude ter uma visão maior do que o Poder Público consegue entregar para a população”, afirma.

Como secretário municipal de Direitos Humanos, Damasceno implantou políticas públicas inéditas e fez história com propostas inovadoras. “Criamos o Núcleo de Apoio Humanitário para acolher os imigrantes de países como Afeganistão, Bolívia, Haiti e Venezuela. Eles chegam em nossa cidade e precisam de respaldo no idioma, regularização de documentos e do mercado de trabalho. O núcleo oferece todos estes suportes”, explica.

Damasceno lembra do convênio firmado com o Governo Federal, para atendimentos via Disque 100 e Ligue 180. “Oferecemos recebimento e respostas de denúncias de violação dos direitos contra mulheres vítimas, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiências, por meio do Centro de Referência dos Direitos Humanos, também em convênio com o Governo Federal. Esta e outras políticas públicas foram criadas com o objetivo de atender pessoas com deficiência, idosos e crianças autistas como, por exemplo, a implantação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Busquei atuar como um secretário facilitador de políticas e ações em prol das minorias”, salienta.

Delegado Damasceno atuou como vereador por 12 anos (Foto: Will Rocha/Câmara Municipal)

Em pouco tempo como secretário municipal de Assistência Social, Wilson Damasceno determinou atividades cruciais para a estruturação do Centro Pop, que atende moradores de rua. “A equipe da Abordagem Social e toda secretaria é extremamente comprometida e dedicada. Buscamos melhorar o Centro Pop, dando um novo prédio para sediar o serviço, e conseguimos proporcionar um acolhimento digno. O morador de rua recebe banho, refeições, palestras motivacionais e cursos de qualificação profissional. É um atendimento humanizado”, ressalta.

Muitos moradores de rua tinham companhias de cachorros e não queriam abandonar os animais. “Eles se recusavam deixar as ruas sem os pets, então criamos o Espaço Pet dentro do Centro Pop. Lá, os animais recebem vacina e outros cuidados veterinários e podem ficar com seus donos”, completa.

No aniversário de 95 anos de Marília, o ex-vereador Wilson Damasceno elenca ainda o fortalecimento de serviços que fazem parte da história da cidade e necessitam de uma atenção especial.

Reestruturação da Banca Marcial de Marília é um dos destaques na gestão de Damasceno no Social (Foto: Divulgação)

“Não posso esquecer de frisar o trabalho importante para a reestruturação da Casa Cidadã, Fumares, CadÚnico, Cras Oeste, Centro de Convivência do Santa Paula/Marajó, Centro Anos Dourados do bairro Fontanelle, Centro de Referência do Idoso da zona sul e do ressurgimento da Banda Marcial por meio da adesão das crianças das Casas do Pequeno Cidadão. A Assistência Social é bem ampla, mas conseguimos humanizar todos os atendimentos”, reforça.

EMPREGABILIDADE

Outro projeto inovador em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico foi as duas edições da Feira de Empregabilidade.

“Foram dois eventos realizados com ajuda do Social. A primeira edição reuniu nove mil currículos e parceria com as empresas da cidade gerou a contratação de 350 jovens no mercado de trabalho. Neste ano, foram mais de 18 mil currículos captados com a expectativa de contratação de 600 pessoas”, conclui Damasceno, que destaca a importância da parceria com o secretário Nelson Mora.

FAMÍLIA

Wilson Damasceno, 61 anos, é casado com Márcia Damasceno, com quem tem três filhas: Priscila, Isabela e Giovanna (in memoriam).

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Valor de contrato com empresa que coleta resíduos cresce R$ 1,1 milhão

Empresa é responsável por coletar e dar destinação adequada ao lixo hospitalar (Foto: Arquivo/MN) A…

28 minutos ago

Bandido clona WhatsApp e usa vídeo de vítima para aplicar novos golpes em Marília

Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…

46 minutos ago

Idoso tem carteira furtada dentro de carro estacionado na zona sul de Marília

Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…

47 minutos ago

Prefeitura divulga mapa dos bairros com isenção de imposto para ‘puxadinhos’

A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial do Município o decreto que define os…

48 minutos ago

Prefeitura anuncia projeto de lei para reestruturação da Fumes

Texto foi assinado pelo prefeito Vinicius Camarinha em visita à entidade (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

58 minutos ago

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

5 horas ago

This website uses cookies.