Com experiências recentes no Poder Executivo, o ex-vereador e delegado Wilson Damasceno elenca série de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento de Marília, que completa 95 anos de história neste dia 4 de abril. Direitos Humanos e Assistência Social são duas pastas em que Damasceno pôde desempenhar um trabalho em prol das minorias.
De acordo com o ex-secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que também foi presidente da Câmara, sua contribuição na política é uma forma de retribuir para a cidade que o acolheu.
“Cheguei em Marília no ano de 1976 e foram 12 anos seguidos como vereador no Legislativo. Atuo como voluntário na área de prevenção às drogas desde 1999 e trabalho há 23 anos como rotariano. Nosso lema é ‘prestar serviço sem pensar em si’. É motivo de muita alegria e satisfação servir Marília”, destaca.
Na Câmara, Damasceno buscou apoiar e aprovar projetos que proporcionam melhores condições de vida para os marilienses. “O Legislativo acolhia demandas relacionadas à saúde, zeladoria da cidade e assistência social, por exemplo. Sempre procurei discutir projetos e não atacar ninguém no campo pessoal. Dentro do Executivo, pude ter uma visão maior do que o Poder Público consegue entregar para a população”, afirma.
Como secretário municipal de Direitos Humanos, Damasceno implantou políticas públicas inéditas e fez história com propostas inovadoras. “Criamos o Núcleo de Apoio Humanitário para acolher os imigrantes de países como Afeganistão, Bolívia, Haiti e Venezuela. Eles chegam em nossa cidade e precisam de respaldo no idioma, regularização de documentos e do mercado de trabalho. O núcleo oferece todos estes suportes”, explica.
Damasceno lembra do convênio firmado com o Governo Federal, para atendimentos via Disque 100 e Ligue 180. “Oferecemos recebimento e respostas de denúncias de violação dos direitos contra mulheres vítimas, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiências, por meio do Centro de Referência dos Direitos Humanos, também em convênio com o Governo Federal. Esta e outras políticas públicas foram criadas com o objetivo de atender pessoas com deficiência, idosos e crianças autistas como, por exemplo, a implantação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Busquei atuar como um secretário facilitador de políticas e ações em prol das minorias”, salienta.
Em pouco tempo como secretário municipal de Assistência Social, Wilson Damasceno determinou atividades cruciais para a estruturação do Centro Pop, que atende moradores de rua. “A equipe da Abordagem Social e toda secretaria é extremamente comprometida e dedicada. Buscamos melhorar o Centro Pop, dando um novo prédio para sediar o serviço, e conseguimos proporcionar um acolhimento digno. O morador de rua recebe banho, refeições, palestras motivacionais e cursos de qualificação profissional. É um atendimento humanizado”, ressalta.
Muitos moradores de rua tinham companhias de cachorros e não queriam abandonar os animais. “Eles se recusavam deixar as ruas sem os pets, então criamos o Espaço Pet dentro do Centro Pop. Lá, os animais recebem vacina e outros cuidados veterinários e podem ficar com seus donos”, completa.
No aniversário de 95 anos de Marília, o ex-vereador Wilson Damasceno elenca ainda o fortalecimento de serviços que fazem parte da história da cidade e necessitam de uma atenção especial.
“Não posso esquecer de frisar o trabalho importante para a reestruturação da Casa Cidadã, Fumares, CadÚnico, Cras Oeste, Centro de Convivência do Santa Paula/Marajó, Centro Anos Dourados do bairro Fontanelle, Centro de Referência do Idoso da zona sul e do ressurgimento da Banda Marcial por meio da adesão das crianças das Casas do Pequeno Cidadão. A Assistência Social é bem ampla, mas conseguimos humanizar todos os atendimentos”, reforça.
EMPREGABILIDADE
Outro projeto inovador em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico foi as duas edições da Feira de Empregabilidade.
“Foram dois eventos realizados com ajuda do Social. A primeira edição reuniu nove mil currículos e parceria com as empresas da cidade gerou a contratação de 350 jovens no mercado de trabalho. Neste ano, foram mais de 18 mil currículos captados com a expectativa de contratação de 600 pessoas”, conclui Damasceno, que destaca a importância da parceria com o secretário Nelson Mora.
FAMÍLIA
Wilson Damasceno, 61 anos, é casado com Márcia Damasceno, com quem tem três filhas: Priscila, Isabela e Giovanna (in memoriam).
Empresa é responsável por coletar e dar destinação adequada ao lixo hospitalar (Foto: Arquivo/MN) A…
Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…
Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…
A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial do Município o decreto que define os…
Texto foi assinado pelo prefeito Vinicius Camarinha em visita à entidade (Foto: Divulgação) A Prefeitura…
Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…
This website uses cookies.