Tecnologia

Web 3.0 abre admirável mundo novo de oportunidades

Metaverso, NFTs, criptomoedas, tokens e contratos automáticos descentralizados são algumas das tecnologias protagonistas do momento.

Há quase 80 anos, o primeiro computador eletrônico e digital automático, o Eniac, anunciava, com suas 30 toneladas, uma nova era na informática. A popularização, no entanto, começou a acontecer no final dos anos 1980, com os PCs e o começo da abertura da internet para fins comerciais. O período que sucedeu ficou conhecido como Web 1.0, fase marcada pela navegação unidirecional e o altíssimo custo. Ainda assim, ela preparou o terreno para a democratização do acesso à internet, que começou a dar seus primeiros passos em 2004 na Web 2.0.

Com uma via de mão dupla, e tecnologias mais interativas, a internet se tornou um ambiente propício para a interação dos usuários, produção e compartilhamento de conteúdos, dando origem aos mais variados tipos de redes sociais, ferramentas e plataformas interativas. Esse é o limite de todo o potencial da internet? Não, longe disso! Estamos caminhando para a Web 3.0, que promete transbordar a experiência digital para o mundo físico através do metaverso.

O termo metaverso se tornou popular nos últimos tempos, mas a ideia não é nova. Trata-se, basicamente, de espelhar o mundo físico no espaço digital, algo que já existe em menor escala nos jogos virtuais. Mas não apenas para jogos. O metaverso pode trazer perspectivas diversas às experiências que já conhecemos, como viagens, conferências e até mesmo transações econômicas. Nele, as pessoas podem interagir por meio de tecnologias como realidade virtual.

A Web 3.0 demanda grande poder de processamento e alta velocidade de internet, recursos que já existem e que vêm evoluindo. Ela nasce de diversas inovações, como avanços em inteligência artificial e o uso de blockchain, que permite a descentralização do controle de ativos. A Web 3.0 nasce com suporte a criptotokens, moedas virtuais, ativos digitais de propriedade auditável – como os NFTs – e contratos automáticos algorítmicos. Imagine estar num espaço virtual no metaverso com pessoas do mundo todo e comprar e vender itens virtuais – e seus correspondentes no mundo real – com um cliques, sem sair daquele ambiente.

Muitos têm apontado a Web 3.0 como um renascimento da internet, momento em que a produção de oportunidades e o nível de retorno de investimentos em startups é tão exponencial quanto o próprio crescimento da rede.

 

Agência Estado

Published by
Agência Estado

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

3 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

3 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

3 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

This website uses cookies.