Você já usou cinta de emagrecimento pra comer feijoada?

Conversa entre amigos no bar ou no restaurante em ano eleitoral sempre tem um papo sobre política. Neste ano, do jeito que está andando a coisa, nem precisava ser ano eleitoral. Política sempre está presente.

Passei boas horas neste fim de semana fazendo exatamente isso, comendo feijoada, bebendo e discutindo política.

Pra mim, o papo político tem duas fontes, pelo menos, nas quais sempre passo pra “molhar o bico”. Uma é a questão da desigualdade social e da corrupção, do desvio de dinheiro público, do uso privado da coisa pública.

A outra é a questão do progresso e do desenvolvimento, do crescimento profissional das pessoas, do acúmulo de riquezas e da pujança econômica.

De certo modo, estamos sempre discutindo política de um ponto de vista a partir das questões sociais, do socialismo, ou a partir das questões do capital, ou capitalismo.

O problema é que cada ponto de partida se recusa a dialogar com o outro lado a partir do ponto de partida dele, do outro. Resultado: não percebemos que a defesa das questões sociais não excluem a defesa do capital e vice versa.

Um comediante americano resumiu de maneira memorável o lugar e o papel do socialismo e do capitalismo na condução política de nossas vidas.

Em seu programa na HBO, Bill Maher disse que as pessoas mais idosas ainda acreditam que o socialismo é o principal inimigo do capitalismo. Os mais jovens, ao contrário, acreditam que o socialismo é o substituto do capitalismo. Ambos estão ‘fucking wrong’, pra usar o linguajar de Maher.

Um ponto de vista não excludente, primeiro inverte a preocupação principal dos dias de hoje. Devemos inverter o temor de 50 anos atrás, de que não podemos deixar o socialismo se espalhar. Nos dias atuais, é o capitalismo que precisa de controle, pois está “comendo” a nossa democracia.

Ao mesmo tempo, o mercado livre, quando é livre, é ótimo. E é aqui que o socialismo encontra o seu lugar, pois ele funciona como a “cinta de emagrecimento” dos capitalistas que querem comer toda a feijoada e não deixar paio algum aos outros.

O socialismo é aquele modo de agir das pessoas que inibe o capitalismo de permitir que as pessoas devorem tudo a sua frente, Inibe que as pessoas pensem em progresso e desenvolvimento só para elas e os mais próximos e acumule riqueza desenfreadamente.

Compartilhar um pouco do paio e da costelinha de porco, na próxima vez que for comer uma feijoada, pode ajudar a salvar a nossa democracia. Já pensou nisso?

Marília Notícia

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

9 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

9 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

15 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

15 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

15 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

15 horas ago

This website uses cookies.