Categories: Marília

Violência contra a mulher: Secretaria promove encontros

Mariela Cardoso: coordenadora de Políticas para as Mulheres

A Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania – por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres – já vêm realizando, nos últimos dias, encontros periódicos com integrantes de várias instituições da cidade no intuito de articular a rede de proteção e de atendimento à mulher vítima de violência intrafamiliar.

As redes de atendimento às mulheres são formadas por profissionais e funcionários de instituições públicas e privadas; organizações sociais; organizações não governamentais; grupos organizados de mulheres; e associações comunitárias, que oferecem atenção especializada, orientação e informação.

“O objetivo é articular o apoio a essa mulher buscando a ampliação e à melhoria da qualidade do atendimento; à identificação e ao encaminhamento adequado das mulheres em situação de violência; e à integralidade e à humanização destes serviços”, destaca Mariela Ribeiro Nunes Cardoso, coordenadora de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania.

Os encontros vêm sendo realizados individualmente com cada organismo integrante da rede – que deverá ser composta por representantes do Ministério Publico, da Defensoria Publica, da Polícia Militar, da Polícia Civil (DDM), da Prefeitura Municipal (por meio da CREAS e da Vigilância Epidemiológica), do Complexo Famema e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Segundo a coordenadora, “o atendimento às vítimas de violência por meio das redes é muito importante para garantir o bom desempenho de todos e facilitar o acesso das vítimas aos seus direitos legalmente constituídos. A dificuldade de muitas das vítimas em denunciar a violência ou procurar ajuda aumentam ainda mais a importância desses serviços de estarem articulados”. E complementa. “Este trabalho contribui para a instalação do diálogo e a articulação constante entre os diversos serviços existentes no município, pois mesmo com todos os esforços a rede de proteção e atendimento tem alguns pontos estratégicos que precisam ser ajustados”.

A violência doméstica contra as mulheres, mesmo sendo considerado crime grave de violação dos direitos humanos, segue vitimando milhares de brasileiras reiteradamente: 77% das mulheres em situação de violência sofrem agressões semanalmente ou diariamente, conforme revelam os dados dos atendimentos realizados de janeiro a junho de 2014 pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

No município de Marília ainda não há um levantamento específico de números deste tipo de violência, mas a Coordenadoria da Mulher está iniciando os trabalhos de mapeamento da violência contra a mulher na cidade. “Sabemos que este crime ainda é subnotificado, pois as vítimas têm medo de registrarem o boletim de ocorrência por estarem vinculadas emocionalmente com o agressor. Mas, começaremos agora um levantamento específico e detalhado de todos os registros policiais, no qual a mulher é vítima de violência”, ressalta Cardoso.

E conclui. “Este levantamento só será possível, pois no final do ano passado, foi acordada uma parceria entre a Polícia Civil e a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres”.

Marília Notícia

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

7 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

11 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

14 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

14 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

14 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

14 horas ago

This website uses cookies.