Marília e região

Vinicius sanciona lei que combate sexualização infantil em Marília

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) sancionou nesta quarta-feira (29) a lei municipal que institui em Marília regras de proteção de crianças e adolescentes contra a adultização precoce, sexualização infantil e exploração digital.

A norma, publicada no Diário Oficial do Município de Marília (Domm), é de autoria do vereador Elio Ajeka (PP) e foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal na sessão ordinária realizada no último dia 20.

A lei proíbe apresentações, danças, músicas e espetáculos com conteúdo erótico, sensual ou sexualmente explícito destinados ao público infantojuvenil ou que contem com a participação de crianças e adolescentes.

A proibição abrange escolas, centros culturais, clubes, associações e espaços públicos e privados. Também fica vedado o uso de recursos públicos municipais para financiar, patrocinar ou apoiar eventos e produções que promovam a adultização ou sexualização infantil.

Em outro ponto, a norma proíbe a exploração digital de imagens de crianças e adolescentes em redes sociais e plataformas digitais quando houver monetização ou exposição inadequada.

Entre as situações vedadas estão conteúdos que exponham intimidade familiar, simulem constrangimento ou humilhação ou apresentem linguagem e comportamentos inadequados à faixa etária.

Campanhas educativas

Para ampliar a conscientização, a Prefeitura promoverá campanhas educativas sobre os riscos da exposição infantil na internet, com ações reforçadas durante o “Maio Laranja”, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

As iniciativas incluem capacitação de profissionais, palestras em escolas, divulgação de canais de denúncia e iluminação de prédios públicos na cor laranja. A rede pública de ensino também poderá desenvolver atividades voltadas ao uso seguro da internet e à valorização da infância.

Multa

O descumprimento da lei sujeita os infratores à advertência, multa de 100 Ufesps (R$ 3.800,00 em valores atuais) — dobrada em caso de reincidência — e até suspensão ou cassação do alvará de funcionamento.

A nova legislação será regulamentada pelo Executivo para definir os procedimentos de fiscalização e aplicação das penalidades.

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Acidente entre moto e caminhão no Centro deixa jovem gravemente ferido

Motocicleta XRE 300 ficou totalmente destruída, após ser esmagada por caminhão baú; motorista desviou do…

8 minutos ago

Arrombamento em mercado na madrugada gera prejuízo de R$ 43 mil a empresário

A Polícia Civil de Marília investiga a invasão a um mercado de pequeno porte na…

10 minutos ago

Polícia faz operação contra venda de ingressos ilegais no Morumbis

Clube teve seu teve seu presidente afastado na semana passada (Foto: Amanda Perobelli) A Polícia…

16 minutos ago

Maioria das regiões do país tem alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões norte, nordeste, centro-oeste e parte do…

23 minutos ago

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank

O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e…

26 minutos ago

Data Center de $38 Bi do TikTok no Brasil – Para Quê?

Uma das redes sociais mais populares (e polêmicas) do mundo, o TikTok, anunciou a construção…

32 minutos ago

This website uses cookies.