Marília

Camarinha e ex-secretária são mais uma vez condenados

Vinicius e Tais foram mais uma vez condenados em primeira instância (Foto: Divulgação/Gisele Gally)

O ex-prefeito de Marília e deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) e sua então secretária municipal de Cultura, Taís Monteiro, foram condenados por improbidade administrativa em mais um processo. A sentença foi publicada nesta terça-feira (4).

O juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz também determinou a perda de função pública, suspensão de direitos políticos por oito anos, devolução do valor equivalente ao prejuízo causado aos cofres públicos (R$ 58,2 mil) e multa de duas vezes a cifra.

Também foi decretada a proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público pelo prazo de cinco anos.

Eles ainda podem recorrer, mas caso o Tribunal de Justiça de São Paulo confirme a decisão, ela já passa a ter efeito pelo menos no que diz respeito às perdas de direitos políticos.

Neste processo o problema foi a contratação de forma fracionada – por meio de diversas dispensas de licitação abaixo do teto fixado no período – da empresa Joaquim dos Santos Souza pela Secretaria de Cultura.

As contratações foram feitas entre 2015 e 2016. Apresentações musicais, equipamento de som e iluminação foram fornecidos, segundo consta na sentença.

Em novembro do ano passado a dupla já havia sido condenada em outra ação similar, por dispensa ilegal de licitação. Saiba mais, [clique aqui].

As ações são resultado dos quatro inquéritos abertos em novembro de 2018 passado pelo promotor do Patrimônio Público, Oriel da Rocha Queiroz, para apurar a mesma prática envolvendo quatro empresas diferentes. Vale lembrar que a atual gestão também enfrenta acusações na mesma pasta e também já foi condenada.

O MPE iniciou as apurações após uma representação feita pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Marília Transparente (Matra).

“Apurou-se que, ao se considerar o valor global das referidas contratações, a dispensa de licitação não seria possível, por ter ultrapassado o limite previsto no artigo 24, inciso II, da Lei Federal nº 8.666/93, bem como por não se enquadrarem qualquer hipótese autorizadora prevista em lei, configurando-se a lesão aos princípios da Administração Pública e o ato de improbidade administrativa, com dano ao erário”, escreveu o juiz.

Já a empresa se livrou da condenação em primeira instância, pois o magistrado entendeu que não houve má-fé por parte dela.

Outro lado

No processo a defesa da ex-secretária de Cultura alegou que não houve fracionamento ou dispensa indevida de licitação, já que se tratou apenas de contratação de banda em dias distintos, o que seria autorizado pela legislação.

Os advogados também apontam que não existe prova que demonstre dolo, culpa grave, má-fé e enriquecimento ilícito, o que afasta a situação de improbidade administrativa.

Ao Marília Notícia, o deputado e ex-prefeito afirmou que “os secretários municipais, detinham autonomia para tomar decisões, contratar e licitar serviços conforme lei municipal”.

Ele também reitera que “tem confiança que todo procedimento obedeceu às regras legais” e encerra que “que confia nos atos praticados pelos secretários e na reversão da decisão judicial”.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

CEO da Rock World palestra em Marília sobre inovação e experiência do cliente

CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…

11 horas ago

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

13 horas ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

13 horas ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

13 horas ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

16 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

16 horas ago

This website uses cookies.