Categories: Marília

Vinicius Camarinha pede adiamento de decisão da Famema

Reunião com governo estadual

O prefeito Vinicius Camarinha se reuniu nesta quarta-feira (22) com o secretário estadual adjunto da Saúde, Wilson Modesto Pollara, em São Paulo, para debater questões prioritárias na área da saúde. Também participaram o deputado estadual Abelardo Camarinha, o diretor regional de Saúde, Luis Carlos de Paula e Silva além do secretário municipal da área, Luiz Takano.

Vinicius apresentou o documento assinado pelos prefeitos da região no encontro, do dia 17, em Marília, solicitando um período de adaptação à decisão do Complexo Famema (Faculdade de Medicina de Marília) de suspender o atendimento básico nos prontos socorros dos Hospitais de Clínicas e Materno Infantil [entenda aqui].

“Estamos tentando o adiamento da decisão de suspensão do atendimento básico pelo HC e Materno Infantil até que Marília e os demais municípios da região tenham colocado em prática um planejamento para a absorção da grande demanda de pacientes considerados não urgentes”, explicou Vinicius.

O secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, voltou a dizer que o anúncio da nova sistemática de atendimento nos prontos socorros dos hospitais de Clínicas e Materno Infantil pela Famema já era esperado, mas não para agora. “Quanto mais adiar, será melhor para todos os municípios. Como por enquanto a decisão está mantida, e com previsão de mais pacientes, já estamos preparando a adaptação da estrutura de atendimento na rede municipal, começando pelas unidades de saúde”, explicou.

Caberá aos PAs (Pronto Atendimentos) das zonas norte e sul, o atendimento noturno, madrugada, finais de semana e feriados. O PA da zona norte tem funcionamento 24 horas, enquanto o da zona sul, funciona das 7h00 às 01h00.

“Em breve teremos a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte, com características de um mini-hospital. Também há o planejamento para a transformação do PA (Pronto Atendimento) da zona sul em 24 horas. Por isso, quanto mais a Famema protelar sua decisão será melhor para Secretaria Municipal da Saúde. Por isso, contamos com a compreensão do secretário estadual, David Uip e do adjunto Wilson Pollara” , finalizou Takano.

UPA ZONA NORTE

A reportagem do Marília Notícia questionou a Prefeitura de Marília por dois dias seguidos sobre a situação da UPA da zona norte, mas não obteve resposta.

A unidade começou a ser construída ainda em 2009 e após 60% da obra concluída, foi suspensa por dois anos, devido a vários indícios de irregularidades. O serviços foram retomados em 2013 e desde então o prefeito Vinicius Camarinha prometeu a entrega do local três vezes: agosto e setembro de 2014 e fevereiro de 2015. Nenhuma da datas foram cumpridas.

Marília Notícia

Recent Posts

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

22 minutos ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

26 minutos ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

28 minutos ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

3 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

3 horas ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

3 horas ago

This website uses cookies.