+ Notícias

Vereadores votam criação de cargo de médico e mais quatro projetos no dia 26

Sessão ordinária da Câmara ocorre nesta segunda-feira a partir das 17h (Foto: Will Rocha/Marília Notícia)

A sessão ordinária da Câmara de Marília desta próxima segunda-feira (26), com início às 17h, tem cinco projetos para serem votados pelos vereadores, além de indicações e requerimentos.

O primeiro na Ordem do Dia é o Projeto de Lei Complementar 11/2025, de autoria da prefeitura, que altera a Lei Complementar 11/1991 e permite a criação de um cargo efetivo de médico especialista na área de oftalmologia.

Segundo o projeto, o cargo será preenchido mediante concurso público, conforme a necessidade do município. “A proposta atende solicitação da Secretaria Municipal da Saúde, considerando a crescente demanda e a necessidade urgente de intervenções na especialidade de oftalmologia”, destaca a prefeitura. A aprovação exige maioria absoluta.

Em seguida, os vereadores votam o Projeto de Lei 67/2025, da vereadora Vânia Ramos (Republicanos), que modifica a Lei 7.217/10, referente às datas comemorativas e eventos no calendário municipal.

A proposta é incluir a “Caminhada de Conscientização do Autismo e Neurodivergentes” no último domingo do mês de abril. De acordo com a autora, a legislação atual já contempla a “Caminhada pela Conscientização do Autismo”, mas a proposta é ampliar para neurodivergentes e garantir maior visibilidade a condições que afetam parte significativa da população, como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), bipolaridade, TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) e dislexia. “Fortalecendo a luta contra o preconceito e incentivando a inclusão social”.

O terceiro item na Ordem do Dia é o Projeto de Lei 70/2025, do vereador João do Bar (PSD). A proposta visa alterar o artigo 2º da Lei 6.867/2008, que autoriza a prefeitura a celebrar convênio com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim) para a aquisição de produtos e serviços pelos servidores públicos municipais com desconto em folha de pagamento.

Segundo o autor, a proposta busca ampliar o rol do comércio, permitindo que a Prefeitura celebre convênios ou instrumentos congêneres diretamente com estabelecimentos credenciados junto ao município, com o desconto em folha mediante autorização do servidor. “Atendemos solicitação dos servidores públicos e de lojistas, que atualmente não se enquadram na legislação. Entendemos que, com a dinâmica da tecnologia, este procedimento poderá ser feito de maneira simples e rápida, não gerando transtornos à municipalidade e beneficiando os servidores”, argumenta João do Bar. Há emenda em segunda discussão.

Projeto de Resolução 5/2025, da vereadora Delegada Rossana Camacho (PSD), cria a Procuradoria Especial da Mulher, como órgão não vinculado à Procuradoria da Câmara de Marília. Segundo a vereadora, a Procuradoria Especial da Mulher terá a missão de representar e defender as mulheres, recebendo e encaminhando denúncias de violência e discriminação, fiscalizando e acompanhando a execução de programas que visem à igualdade de gênero, cooperando com organismos municipais, nacionais e internacionais e promovendo pesquisas e estudos.

“A criação objetiva contribuir para a redução da desigualdade de gênero no município, como instrumento de fortalecimento da democracia, aproximando cidadãs da participação política perante o poder público”. Há emenda em segunda discussão.

O último item na Ordem do Dia é o Projeto de Resolução 6/2025, de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que autoriza a confecção de placas, medalhas, cartões, quadros, certificados, troféus e outros a serem entregues aos homenageados em eventos da Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara e de Marília, como a Noite dos Pioneiros, Salão de Artes Plásticas “Marília através dos seus artistas” e Exposição Fotográfica “Marília através dos seus fotógrafos”.

O vereador destaca que a propositura busca fortalecer o trabalho da Comissão, garantindo que ela continue atuando no resgate, organização, preservação e divulgação do patrimônio histórico, cultural e da memória do município.

A sessão tem transmissão ao vivo da TV Câmara, sinal aberto pelo canal 31.2, e TV a cabo, no canal 21. Também é possível acompanhar pela internet, no Facebook e no YouTube da Câmara Municipal de Marília.

Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

14 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

14 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

14 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

14 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

23 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.