Marília

Vereadores voltam ao trabalho após recesso

Primeira sessão ordinária, após o recesso, será hoje às 17 horas.

A primeira sessão ordinária da Câmara de Marília, após o recesso parlamentar de julho, acontecerá nesta segunda-feira, 7, a partir das 17h. Na pauta, 38 requerimentos deverão ser discutidos e votados. Já na “Ordem do Dia”, dois Projetos de Lei (PL) deverão ser objetos de deliberação e outros dois conclusos.

Os dois projetos objetos de deliberação são de autoria do vereador José Luiz Queiroz. O primeiro, dispõe sobre a inscrição gratuita em provas de corrida, caminhada e ciclismo de rua para pessoas de baixa renda inscritas em programas sociais governamentais e/ou que apresentem atestado de pobreza.

Em sua justificativa o vereador alega que “o Projeto de Lei que submetemos aos nobres pares tem por objetivo obrigar as empresas e organizadores de eventos esportivos nas modalidades corrida, caminhada e ciclismo de rua a reservar 5% da cota máxima de inscrições para atletas de baixa renda do município”.

Para ter direito à inscrição gratuita, o atleta deverá apresentar comprovantes que atestem sua inscrição em programas sociais governamentais e/ou atestado de pobreza. Porém, se o atleta não comparecer à prova, não poderá requerer nova inscrição gratuita, evocando a referida lei, no prazo de noventa dias. “Com isso, nosso objetivo é incentivar as práticas desportivas de rua, tal como a caminhada, a corrida e o ciclismo. Portanto, a matéria visa incentivar as práticas esportivas entre os atletas que não possuem condições financeiras para arcar com as inscrições,

O segundo projeto de Lei proposto por Queiroz trata da reserva de vagas para gestantes e pessoas com crianças de colo, em estacionamentos de shopping centers, estabelecimentos comerciais e supermercados de Marília.  Para o vereador “os referidos estabelecimentos deverão reservar 2% (dois por cento) do total, no mínimo, uma vaga”.

Em caso de descumprimento, o valor da multa a ser aplicada ao estabelecimento será de R$ 500,00 (quinhentos reais) por dia ou enquanto perdurar a infração. O valor da multa será atualizado conforme o IPCA (Índices de Preços ao Consumidor).

O objetivo da matéria é facilitar o acesso a locais públicos por meio da destinação de vagas especiais nos estacionamentos por entender que toda gestante é uma pessoa com mobilidade reduzida. Ao longo da gravidez, o ganho de peso e o crescimento da barriga geram grande sobrecarga na coluna vertebral e o sistema cardiorrespiratório, ocasionando desconforto e cansaço.

Diante da dificuldade de locomoção, Leis Federais disciplinam a vaga de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, tais como a Lei nº 10.098/2000 (Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências); o Decreto nº 5.296/2004 (Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências); e a Lei nº 10.741/2003 (Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências). Porém, não há legislação federal específica que trata de reserva de vagas de estacionamento para gestantes e pessoas com crianças de colo.

Dos três processos conclusos em pauta, dois são de autoria do Município e um projeto do presidente da Casa, Delegado Wilson Damasceno (PSDB).

O primeiro, trata em discussão única do veto parcial aposto pelo Executivo, ao Projeto de Lei nº 45/2017, da Prefeitura Municipal, modificando a Lei nº 3959, de 14 de dezembro de 1993, que cria os Conselhos Tutelares no Município de Marília, referente ao processo de eleição dos Conselheiros. Votação – maioria absoluta para rejeição.

O segundo, também de autoria do Executivo, apresenta em primeira discussão do Projeto de Lei nº 68/2017, da Prefeitura Municipal, revogando a Lei nº 7693, de 18 de novembro de 2014, que autorizou a doação do Lote 12, da Quadra G, do Distrito Industrial Santo Barion, medindo 2.962,00m², à empresa Transportes Rodoviários Zoner Ltda. – EPP, destinado à instalação das suas atividades. Votação qualificada.

Por último, será deliberado e votado em segunda discussão do Projeto de Lei nº 58/2017, do Vereador Delegado Wilson Damasceno (PSDB), denominando “Residencial Julieta Cavalieri Bassan” os condomínios Marrocos Residenciais Casablanca, Tanger e Salé, localizados ao longo da Avenida Dr. Hercules Galletti, após o entroncamento com a Rua Amador Bueno, no Bairro Jardim Califórnia.

A sessão terá inicio às 17h. Para acompanhar basta comparecer no plenário da Câmara Municipal de Marília, localizada na Rua Bandeirantes nº 25, no Centro. A sessão terá transmissão ao vivo pela TV Câmara, Canal 61.3 (Sinal Digital Aberto) e 21 (TV a Cabo) e também pela internet, através do link: http://www.camar.sp.gov.br/tv_wowza/, ou pelo canal de vídeos: “TV Câmara Marília” no site You Tube, ou pela página da Câmara Municipal de Marília, na rede social Facebook.

Marília Notícia

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

3 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

3 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

3 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

3 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

3 horas ago

This website uses cookies.