Marília

Vereadores buscam reeleição inédita de maioria do plenário

Pela quinta vez, plenário terá aumento no número de cadeiras na Câmara Municipal (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

Ocupada atualmente por treze parlamentares, a Câmara Municipal de Marília terá o aumento de outras quatro poltronas em seu plenário na 21ª legislatura (2025-2028). Os 17 nomes serão escolhidos pelos eleitores em 6 de outubro.

A maioria dos vereadores que compõe a Casa hoje estará nas urnas em busca da manutenção da “própria” cadeira. Eduardo Nascimento (Republicanos) e Rogerinho (PP), candidatos a vice-prefeito em Marília, e Junior Moraes (PP), a prefeito de Alvinlândia, são as exceções.

Os demais vereadores buscam a reeleição, apesar de um “tabu” histórico que perdura desde a primeira legislatura (1929-1930): o eleitorado mariliense sempre renovou mais do que 50% do plenário em todas as eleições.

O máximo percentual de reeleições foi de 46,15% nas eleições de 2020 e na de 2008, quando seis de 13 vereadores foram reeleitos. Em 2004, o eleitor manteve oito, mas de 21 (38,10%) quando o número de assentos baixou para 13.

MAIS PARA MENOS

A exemplo deste ano, em outras quatro eleições, o número de cadeiras aumentou, mas a maioria dos que já estavam eleitos e buscaram a reeleição acabou substituída pela concorrência das urnas.

Em 1948, nenhum dos 13 vereadores da 2ª legislatura (1936-1937) voltou ao plenário de 31 – maior representatividade da história legislativa de Marília. O intervalo de 11 anos, entre um plenário e outro, foi provocado pelo Estado Novo.

Segunda sede do Legislativo na esquina entre a São Luiz e a Nove de Julho nos anos 1950 (Foto: Acervo/Câmara Municipal de Marília)

Entre a segunda metade do último regime militar no Brasil e o pós-redemocratização, o número de cadeiras aumentou quatro vezes consecutivas no Legislativo de Marília. De 17, em 1983 para 21 em 1993.

Nem a intensa mobilização política da época impediu que ocorresse uma alternância de mandatos. A renovação variou entre 70,59% (1989-1992), 73,68% (1993-1996) e 80% (1983-1988), máximo de cinco reeleitos.

Os dois vereadores mais votados da história de Marília estiveram entre os poucos reeleitos neste período: Herval Rosa Seabra, com oito mandatos, e Sydney Gobetti de Souza, que dá nome à Câmara Municipal, com sete.

MAIORIA REELEITA

Dos atuais 13 vereadores, cinco estão em suas primeiras legislaturas e buscam a reeleição pela primeira vez: Junior Féfin (União Brasil), Elio Ajeka (PP), Junior Moraes (PP), Rogerinho (PP) e Vânia Ramos (Republicanos).

Todos os demais já experimentaram a reeleição na Câmara Municipal: Danilo da Saúde (PSDB), Evandro Galete (PSB), Professora Daniela (PL) e Sergio Nechar (PSB), uma vez; Marcos Custódio (PSDB), duas; Eduardo Nascimento (Republicanos), Luiz Eduardo Nardi (Cidadania) e Marcos Rezende (PSD), três.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

20 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

20 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

20 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

20 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.