Marília e região

Vereadores aprovam doação de terreno para o AME e fusão de secretarias

Vereadores aprovaram todos os projetos apresentados na Câmara de Marília (Foto: Divulgação/Will Rocha/Câmara de Marília)

A Câmara dos Vereadores aprovou a doação do terreno, onde será construído o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no distrito de Lácio, em Marília. O Legislativo mariliense também aprovou os vetos do ex-prefeito Daniel Alonso (PL) contra 14 emendas parlamentares.

A primeira votação da Ordem do Dia foi sobre os vetos das emendas parlamentares de números 40, 41, 82, 100, 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 108, 109 e 110, por considerá-las inconstitucionais. As justificativas para os vetos, apresentadas pela Secretaria Municipal de Planejamento Econômico, apontavam que as emendas não cumpriam as diretrizes legais.

Segundo a manifestação da Secretaria de Planejamento, as emendas vetadas concediam dotação para início de obras sem projeto aprovado, suprimiam dotações destinadas ao custeio da máquina pública, excediam o limite de saldo orçamentário residual e interferiam na autonomia administrativa do Poder Executivo ao impor o redirecionamento de recursos.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Servidor Público da Câmara também se posicionou favoravelmente à manutenção do veto, argumentando que as razões apresentadas pelo Executivo eram válidas. Apenas o vereador Junior Féfin (União Brasil) votou contrário aos vetos.

Além da discussão sobre os vetos, a sessão ordinária deliberou sobre outros projetos de lei. Entre eles, o Projeto de Lei 8/2025, que desafetou a área A7 e autorizou sua doação à Fazenda do Estado de São Paulo para a construção do AME. A proposta foi aprovada por unanimidade.

O AME, que será instalado próximo ao Distrito de Lácio, em uma área de 26.187,36 m², com o objetivo de ampliar o atendimento regional de saúde, oferecendo consultas, exames e cirurgias de baixa e média complexidade, que será referência para 19 municípios da região.

O Projeto de Lei Complementar nº 3/2025 extinguiu as secretarias de Planejamento Econômico, Meio Ambiente e Direitos Humanos, alterou a denominação de algumas pastas e promoveu a transferência de estruturas administrativas.

O objetivo da reestruturação foi reduzir o número de secretarias e cargos em comissão, buscando maior eficiência e economia. O projeto também promoveu a extinção de 10 cargos em comissão, gerando uma redução de despesas para o município.

As estruturas das secretarias extintas foram transferidas para outras pastas, sem aumento de despesa. As alterações também incluíram a transferência do Procon para a Secretaria Municipal de Administração e da Defesa Civil para a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Por fim, foi aprovada ainda a nomeação de Maria de Fátima Fernandes Leiva Gatti, referendada como presidente do Instituto de Previdência do Município de Marília (Ipremm).

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados

Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…

58 minutos ago

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

5 horas ago

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo

Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…

5 horas ago

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…

5 horas ago

Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região

Apreensão foi feita pela PF nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A Polícia Federal (PF) prendeu,…

7 horas ago

Rede municipal de Marília terá volta às aulas escalonada em fevereiro

Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…

8 horas ago

This website uses cookies.