Marília

Vereador luta contra orientação sexual nas escolas

Vereador luta contra ideologia de gênero nas escolas de Marília.

O vereador Marcos Rezende (PSD) deve apresentar mais um requerimento sobre assunto que gerou polêmica recente na Câmara: a presença na rede municipal e estadual de educação de materiais didáticos que abordam assuntos sobre a ideologia de gênero.

Segundo o vereador, esse tipo de material foi “vetado no PNE (Plano Nacional de Educação)”. Ele pede a retirada imediata dos livros que abordam o assunto para crianças em Marília.

O requerimento 578 deste ano, aprovado recentemente em sessão ordinária do Legislativo local, questiona governos Estadual e Federal sobre a presença explícita de temas como educação sexual e ideologia de gênero.

“Considerando que, as referidas informações foram questionadas e solicitadas por diversos líderes religiosos do município, destacando que os temas tratados em alguns dos livros presentes no sistema de ensino estadual e municipal são polêmicos e ferem o direito das famílias em educar o filho”, explica o vereador sobre os questionamentos.

Rezende aponta que em 2014 foi aprovado o PNE, onde não fazem parte do currículo sugerido pelo Ministério da Educação os assuntos elencados em seu requerimento.

De acordo com o vereador, esses temas aparecem nas obras “O Grande e Maravilhoso Livro das Famílias”, “Eleguá”, “O Planeta Eu: Conversando Sobre Sexo”, “Manual Prático de Bruxaria”, “Evocação” e “A Máquina de Brincar”, que estão disponíveis nas escolas de Marília.

Em março, de acordo com Rezende, uma atualização no PNE retirou todas as menções às expressões “ideologia de gênero” e “orientação sexual”.

O vereador aponta ainda que, segundo o procurador da República Guilherme Schelb, “muitas políticas públicas e profissionais não estão aptos a tratarem de assuntos que envolvam os temas citados por não possuírem formação específica e conhecimentos básicos sobre as normas jurídicas que regem sua função e que estabelecem os Direitos da família e da infância”.

O novo requerimento de Rezende deve questionar sobre a existência das obras citadas na rede municipal e solicitar sua retirada.

Um abaixo-assinado com mais de 1,5 mil assinaturas apoia a medida, porém alguns grupos da cidade não gostaram da medida e pretendem protestar contra o vereador.

Marília Notícia

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

59 minutos ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

60 minutos ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

60 minutos ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

1 hora ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

1 hora ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

2 horas ago

This website uses cookies.