Com a chegada das chuvas e o aumento das temperaturas, Vera Cruz vive um momento de apreensão diante da possibilidade de nova alta nos casos de dengue. A combinação de calor e umidade é o cenário ideal para a proliferação do Aedes aegypti, o que acende um alerta não só na cidade, mas em toda a região de Marília. Diversas medidas estão sendo tomadas para conter o avanço da doença.
Os dados mais recentes mostram que Vera Cruz já enfrenta um quadro mais grave em 2025 do que no ano anterior. Em todo o ano de 2024, o município, que possui 10.176 habitantes, segundo o Censo do IBGE, registrou 526 casos confirmados de dengue, sem mortes. No cálculo de análise para parâmetro, a incidência foi de 5.238 casos por 100 mil habitantes, número já considerado extremamente elevado.
Em 2025, porém, a situação se agravou. O ano ainda não terminou e já são 908 casos confirmados, 16 que seguem em investigação e seis mortes foram registradas. A taxa de incidência disparou para 9.042 casos por 100 mil habitantes, quase o dobro do índice de 2024, e muito acima do patamar considerado de surto pela Saúde.
A preocupação aumenta diante do retorno das chuvas, que podem elevar ainda mais a infestação do mosquito.
Diante deste cenário, a Prefeitura de Vera Cruz intensificou as estratégias de combate ao mosquito. Segundo a diretora de Saúde, Adriana Ramires, as equipes de agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate a endemias (ACEs) ampliaram o trabalho de controle de criadouros em áreas com registros suspeitos e positivos, com visitas casa a casa e bloqueio da transmissão.
Além disso, a pasta organizou um conjunto de medidas que inclui coleta de exames no período da tarde, até as 14h; aplicação de fludora pelos agentes; nebulização em pontos estratégicos; e o programa “Vera Cruz Livre de Criadouros”, que mobiliza a população para eliminar resíduos e potenciais focos do mosquito.
A administração municipal reforçou que, embora as ações tenham sido ampliadas, a participação da população é essencial, uma vez que a maior parte dos criadouros está dentro das residências.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…
O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…
Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…
Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…
Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…
Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…
This website uses cookies.