Não haverá restrição de venda e consumo de bebidas alcoólicas durante a votação do 1º turno das eleições gerais deste domingo (7) em Marília. Bares, restaurantes, boates e outros estabelecimentos comerciais poderão funcionar normalmente durante todo o dia.
A decisão confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) garantiu que a liberação ficou a cargo dos municípios e a medida é válida para todo o Estado de São Paulo. Apesar da liberação da venda e consumo, outros cuidados devem ser tomados pelos eleitores e candidatos durante o dia da votação.
Somente serão permitidas manifestações silenciosas. Caso existam aglomerações com camisetas e adereços em referência a candidatos, as ações poderão ser configuradas como boca de urna – crime eleitoral.
Conforme a juíza do cartório eleitoral de Marília, Karina Marcussi, toda e qualquer manifestação em prol de candidatos será coibida pelos mesários.
“A aglomeração de eleitores com camisetas, broches e adereços em referência a candidatos será caracterizado como boca de urna e pode ocasionar em prisões em flagrante. Portanto, é necessário atenção”, orienta.
Fake news
Para a juíza eleitoral, as correntes de recontagem de votos compartilhadas nas redes sociais não devem ser levadas a sério e se trata de “Fake news”.
“Está circulando uma corrente solicitando que os eleitores coloquem o número do candidato escolhido na frente da lista de assinatura para uma recontagem de votos. Isso é falso e também será considerado crime eleitoral”, esclarece.
De acordo com o Tribunal Eleitoral Regional do Estado de São Paulo, na hora da votação, o eleitor não pode entrar na cabine com o aparelho celular em mãos. A medida é determinada para garantir o sigilo do voto.
Caso o mesário identifique que o eleitor desobedeceu à regra, irá registrar em ata e a infração será reportado ao juiz eleitoral para encaminhamento ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Se o caso for representado na Justiça Eleitoral, o eleitor poderá enfrentar um processo judicial.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.