Variante Gamma teve leve recuo, mas prevalece na região, que agora também registra presença da P.4 (Gráfico: Instituo Adolfo Lutz)
A variante P.1 (Gamma) – surgida em Manaus – continua como a linhagem prevalente em Marília e na região, segundo a edição mais recente do monitoramento realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, publicada na última sexta-feira (18).
A P.1 é considerada uma das variantes de atenção – também chamadas de variantes de preocupação.
Estudos sugerem que ela pode provocar reinfecção mais facilmente, em pessoas que foram contaminadas pelas primeiras cepas. Há também ensaios mostrando que a variante viral tem gerado sintomas mais graves.
Esta linhagem representa atualmente 70,82% (antes 71,43%) dos casos analisados em Marília e outras 61 cidades adjacentes, que totalizam mais de 1,2 milhão de habitantes.
Agora, outras três variantes (eram duas) aparecem no recorte regional: a P.2, que diz respeito a 22,66% dos casos; a B.1.128, referente a 2,83% das análises; e a P.4 – linhagem derivada da P.1 -, descoberta no Estado de São Paulo.
Com exceção da identificação e isolamento da P.4, a situação do Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9) pouco se alterou desde a edição anterior do monitoramento.
Além da ligeira redução da P.1 nas amostras, houve tímido retrocesso da B.1.128, de 22,86% para 22,66%, e queda mais expressiva da linhagem considerada “original” do vírus: a B.1.128, antes em 5,71% das amostras e agora em 2,83%.
De acordo com os dados do Governo Federal, veiculados pela Agência Brasil, tanto a P.1 quanto a P.2 variam da B.1.1.28.
A P.1 foi descrita pela primeira vez em Manaus enquanto a P.2 foi identificada inicialmente no Rio de Janeiro – e era a variante prevalente na região de Marília em estudo divulgado no dia 4 de abril.
Desde o final daquele mês, a P.1 se tornou prevalente em todo o Estado de São Paulo. A capacidade de proliferação desta variante já é, reconhecidamente, mais acelerada e explicaria a curva ascendente de casos.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.