Os critérios exigidos para interessadas em ocupar vaga de serviços gerais em empresas de Cuiabá chamou a atenção. Entre as exigências, a candidata deve ter mais de 40 anos, ser competente e, ainda, submissa. Foi o que apareceu no anúncio de uma agência de empregos que procura candidatas a duas vagas de serviços gerais no Centro da capital e na região do Coxipó.
Em entrevista à TV Centro América, o recrutador explica, por telefone, o que seria essa submissão.
“Geralmente são pessoas que não gostam de receber ordem. Ela pede para fazer uma coisa e a pessoa não quer, entendeu? Questão das ordens ela pede que seja submissa ao patrão. Saber que tem alguém acima dela, que comanda”.
A advogada Gisela Cardoso afirma que a relação de trabalho já existe e já implica subordinação. “Temos um anúncio que restringe a vaga a mulheres e idade de 40 anos, o que já está errado, porque representa uma prática discriminatória”, explicou.
A forma que a empresa encontrou para reparar o erro foi postar uma mensagem na rede social. Quem fez a postagem foi um funcionário da agência. Na mensagem, ele pede perdão.
“Venho através deste pedir perdão pelo mal entendido, quanto a uma postagem que fiz relacionada a uma vaga de serviços gerais (…) Creio que interpretaram de modo errado. Não quis submeter ninguém à escravidão”, diz parte da postagem.
Para uma analista de Recursos Humanos, a empresa errou novamente ao deixar que o funcionário se manifestasse e que quem deveria ter se desculpado oficialmente era a empresa.
“Nenhum anúncio de uma empresa deve ser feito sem passar pela validação de um gestor. O gestor que deve ser responsável por validar se a informação está dentro do que se deseja e o que busca do profissional. E jamais pode ter nenhum tipo de discriminação”, disse a especialista em RH, Silvana Gomes.
Fonte: G1
Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…
Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…
“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…
A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…
Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…
Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…
This website uses cookies.