Categories: Marília

Após 8,1 mil doses aplicadas, vacinação começa para superidosos

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Marília alcançou 8,3 mil pessoas até a tarde do último sábado (6) e só agora, nesta segunda-feira (8), o imunizante começa a chegar ao público com mais de 90 anos, o grupo chamado de superidosos.

Os dados da vacinação são do Estado e, apesar de já terem sido imunizadas pessoas através de critérios duvidosos – como instrutores de pilates, nutricionistas de clínicas particulares, funcionários de clínicas de estética e funcionários de academias – não há previsão oficial sobre a data de início da vacinação para professores.

Os docentes da rede estadual inclusive anunciaram estado de greve após anúncio da volta às aulas presenciais sem a devida imunização da categoria. Trabalhadores das forças de segurança também reivindicam prioridade após mudança de classificação da classe pelo Ministério da Saúde.

Segundo o plano municipal, antes dos professores, ou qualquer outra categoria, 43 mil pessoas devem receber a primeira dose, pois são consideradas integrantes dos grupos prioritários – atuantes na saúde e idosos com mais de 60 anos.

De acordo com a Prefeitura de Marília, no último final de semana foram mais de 1,5 mil profissionais da saúde imunizados na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).

“Estamos passando mais de 10 mil marilienses imunizados”, afirma o município em nota oficial. Ainda não há noticiais sobre a aplicação da segunda dose, necessária para completar o esquema de vacinação.

A aplicação de doses tem acontecido paralelamente pela Secretaria da Saúde de Marília e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema), no caso de seus colaboradores.

O Marília Notícia já denunciou diversos casos de ‘fura fila’ e ocorrência de imunizações com suspeita de não atenderem aos critérios estabelecidos.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abriu procedimentos para acompanhamento e fiscalização da imunização em Marília.

Etapas

O plano inicial precisou ser atrasado após orientação do Estado e demora no repasse de vacinas. Segundo o primeiro cronograma anunciado em Marília, idosos com mais de 70 anos já deveriam estar sendo imunizados, mas agora não há data para início desta faixa.

A primeira fase da vacinação focou inicialmente nos profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e idosos com mais de 60 anos residentes em asilos, além de trabalhadores destas instituições.

Os profissionais da linha de frente, segundo estimativa do plano municipal de vacinação, somam cerca de 2,6 mil pessoas. Já os idosos institucionalizados totalizam 215 pessoas, mais 179 trabalhadores dos asilos.

A segunda fase da vacinação se estendeu aos demais trabalhadores da saúde, que não atuam necessariamente na linha de frente e totalizam cerca de 7,2 mil indivíduos. O grupo englobado por todos os trabalhadores da saúde chega a cerca de 9,8 mil pessoas.

Já os idosos com mais de 90 anos, que passam a ser imunizados agora, totalizaram cerca de 1,6 mil habitantes. No próximo dia 15 está prevista a vacinação de 1.891 pessoas que têm entre 85 e 89 anos.

Ao todo, são estimados 6 mil marilienses com mais de 80 anos e 4,2 mil entre 75 e 79 anos. Entre 70 e 74 anos são 6,1 mil habitantes; 7,8 mil entre 65 e 69; e 9,5 mil entre 60 e 64.

Marília já recebeu remessas tanto da Coronavac, do Butantan, quanto da vacina de Oxford, mas o último lote decepcionou a administração municipal por conta da baixa quantidade entregue, como mostrou o Marília Notícia.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

CEO da Rock World palestra em Marília sobre inovação e experiência do cliente

CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…

3 horas ago

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

5 horas ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

5 horas ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

6 horas ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

8 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

8 horas ago

This website uses cookies.