Pecuaristas de Marília se preparam para a vacinação contra a febre aftosa em bovídeos – bovinos e bubalinos. Nas propriedades marilienses, são mais de 107,3 mil cabeças. Já na área regional do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), que compreende mais 12 municípios, o rebanho atinge 371,8 mil animais.
A aplicação começa em 1° de maio. Trata-se da primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença no Estado. A estimativa é que sejam vacinados, nos 645 municípios paulistas, 10,5 milhões de bovídeos de todas as idades. A vacinação de outros animais com o imunizante da aftosa é proibida.
O prazo para vacinação do rebanho termina no dia 31 de maio. A campanha é considerada estratégica e determinante para prevenção de uma doença que, quando ocorre, apresenta alto impacto comercial e na saúde do rebanho.
Com a maior crise sanitária da história recente, a recomendação é que os produtores rurais adotem meios mais seguros para a compra da vacina, evitando aglomerações em lojas.
“É importante reduzir contato social também na aquisição das doses. De preferência, recomendamos entrar em contato com as revendas e agendar, quando possível, a entrega na propriedade rural, no sistema delivery ”, orienta o veterinário Adriano Macedo Debiazzi, que responde pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Aftosa.
DECLARAÇÃO
O criador já sabe. Tão importante quanto vacinar é fazer a declaração de vacinação do rebanho. A documentação deve ser regularizada, de preferência, por meio eletrônico, através do sistema informatizado da Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), no site www.gedave.sp.gov.br.
Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração na internet, preencher e encaminhar por e-mail. A declaração está disponível em página específica, no site da Defesa Agropecuária do Estado.
Em último caso, o produtor pode entrar em contato com as regionais através dos telefones e endereços eletrônicos disponíveis no site da coordenadoria – www.defesa.agricultura.sp.gov.br – para verificar a melhor forma de realizar a declaração.
A data limite para a entrega do documento de vacinação é 7 de junho de 2021.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.