Marília

Vacinação com 2ª dose reduz a 0,25% o risco de ter Covid em Marília

Levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, divulgado pelo Marília Notícia, mostra como a segunda dose do imunizante contra a Covid-19 – independente de laboratório fabricante – é fundamental para proteger a população. Além de reduzir as chances de contaminação, o esquema vacinal completo também atenua complicações e evita mortes.

O balanço revela que 575 pessoas testaram positivo para Covid-19 em Marília, mesmo tendo tomado uma dose de imunizante.

Esse número, que pode parecer alto, corresponde na verdade a 0,35% das pessoas que tomaram a dose inicial na cidade, já que o Vacinômetro, do governo do Estado de São Paulo, aponta que 162.154 moradores de Marília já receberam ao menos uma dose.

Já a incidência de Covid-19 entre os moradores de Marília que completaram o esquema vacinal cai para 0,25%.

A cidade teve, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 187 positivos para o coronavírus, entre as pessoas totalmente vacinadas (74.221 moradores).

MITO DA VACINA

Os dados do município de Marília, em relação a pessoas que foram expostas ao vírus e testaram positivos, mesmo sendo vacinadas, revelam que nenhum produto atualmente no mercado vai gerar proteção de 100%.

Entre os 575 que adoeceram mesmo com uma dose aplicada,  289 receberam a vacina Oxford/Atrazeneca; outros 281 a Coronavac e cinco marilienses testaram positivo, apesar de terem recebido a vacina da Pfizer.

A supervisora da Vigilância Epidemiológica em Marília, Alessandra Arrigoni, afirma que a incidência de Covid-19 em vacinados já era uma situação prevista. Mas, além de serem reduzidas, essas ocorrências tendem a se tornar ainda mais raras com o avanço da campanha. Basta lembrar que a vacinação é uma estratégia de proteção coletiva e não individual.

“Quanto mais pessoas sem vacina, expostas, oferecendo ao vírus um organismo propício para a propagação dele, mais riscos indivíduos vacinados ou não têm de serem acometidos. Os vacinados estão, evidentemente, mais protegidos”, explica.

Segundo a supervisora, a cobertura vacinal em Marília (69,2%) pode ser considerada positiva. É em um contexto de cobertura reduzida que o vírus encontra mais facilidade para propagação. “Por isso a importância de acelerarmos, dos jovens, os adultos, todos buscarem as suas duas doses, no tempo indicado, para que possamos evitar o surgimento de novas variantes”, destacou.

MORTES

Relatório obtido pelo MN mostrou que o número de pessoas que morreram na cidade, mesmo tendo tomado as duas doses preconizadas, corresponde a apenas 0,10% do total de vacinados.

Desde o início desse ano, 794 pessoas morreram por complicações da doença no município. Entre elas, 78 tinham recebido duas doses de algum dos imunizantes disponíveis.

A pasta também divulgou o número de moradores de Marília que morreram, mesmo tendo tomado a primeira dose de vacina. Desde o início deste ano foram 232 mortes (ou seja, 0,14% das pessoas vacinadas morreram antes de concluir o esquema de vacinação).

Segundo relatório do órgão, portanto, mais de 90% das vítimas fatais da infecção não estavam com esquema vacinal completo.

O relatório revela que a maioria das vítimas fatais da Covid-19 na cidade – em 2021 – não teve a oportunidade de se proteger com nenhuma das vacinas. Do total de mortos no período, 484, ou seja, 60,95% não chegaram às unidades de saúde, drive-thru e nem nos mutirões.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

1 dia ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

1 dia ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

1 dia ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

1 dia ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.