Marília

Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste

Doses serão aplicadas por ordem de chegada (Foto: Divulgação)

A primeira ação de vacinação antirrábica de 2026 será realizada neste sábado (31), na Unidade de Saúde da Família (USF) Altaneira, localizada na rua Riachuelo, 139, no bairro Betel, na zona leste de Marília. A imunização ocorrerá das 9h às 12h e das 13h às 16h, com a disponibilização de 400 doses, que serão aplicadas por ordem de chegada até o fim do estoque, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com a pasta, podem ser vacinados cães e gatos com idade superior a três meses, inclusive fêmeas gestantes ou em período de lactação. Cada animal deve receber apenas uma dose por ano. A orientação é que os cães sejam levados com coleira e guia, e os gatos em caixas de transporte, para garantir a segurança durante o atendimento.

A ação é organizada pela Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, com a participação de médicos veterinários, supervisores de saúde, agentes de controle de zoonoses, assistentes administrativos e motoristas, além de um funcionário da unidade para apoio na abertura e limpeza do local.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, informou que a intenção do município é manter a vacinação de forma regular ao longo do ano.

“Queremos fazer essa ação todo mês, mas dependemos do Estado enviar as doses da vacina. O nosso objetivo é fazer em todas as regiões da cidade e também nos distritos. É importante que as pessoas levem seus animais com antecedência, já que a imunização é feita por ordem de chegada e até o fim do estoque”, afirmou.

Ainda segundo a Secretaria da Saúde, a partir da próxima ação, que terá data e local divulgados posteriormente, a campanha contará com a parceria de alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar), como ocorreu em 2025. Mais informações podem ser obtidas junto à Divisão de Zoonoses pelo telefone (14) 3401-2054.

Alcyr Netto

Recent Posts

Marília recebe kits com equipamentos para modernizar postos de saúde

Entrega foi realizada pelo Ministério da Saúde (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília recebeu nesta…

60 minutos ago

Mesatenistas de Marília conquistam medalhas no Brasil e no Sul-Americano

Competição segue até o dia 22 de março, com outros atletas marilienses (Foto: Divulgação) Os…

60 minutos ago

Pista de cooper da Pedro de Toledo recebe melhorias e nova iluminação

Obras são conduzidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília realiza…

60 minutos ago

Emdurb demarca pontos e prepara linha de ônibus no bairro Santa Madalena

Medida atende moradores do novo loteamento (Foto: Divulgação) A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de…

60 minutos ago

Ipremm abre grupo para preparar servidores de Marília à aposentadoria

O Instituto de Previdência do Município de Marília (Ipremm) abriu inscrições para o Grupo de…

60 minutos ago

Parceria prevê nova praça para crianças no Jardim Damasco em Marília

Novo espaço deve ser entregue no próximo dia 28 de março (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

60 minutos ago

This website uses cookies.