Marília

HBU ganha mais segurança com dispensário de medicamentos

Nova tecnologia garante assistência aprimorada (Foto: Divulgação)

O Hospital Beneficente Unimar (HBU) implementou um sistema inovador que visa proporcionar maior segurança aos seus pacientes. Trata-se do dispensário eletrônico de medicamentos, que está sendo adotado com sucesso pela instituição.

Essa nova tecnologia garante uma assistência aprimorada, assegurando a administração correta e no momento adequado dos medicamentos aos pacientes em atendimento.

Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), enfatizou que o HBU lançou um importante projeto em parceria com a SisnacMed, adquirindo o dispensário eletrônico de medicação, materiais e insumos.

“Esse sistema está sendo implementado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o que permite que a equipe de enfermagem tenha acesso à medicação correta dentro do próprio ambiente de trabalho, eliminando a necessidade de deslocamento até a farmácia central”, ressaltou.

Segundo ela, o dispensário eletrônico só libera as doses prescritas pelo médico, garantindo a segurança na administração. “Essa conquista representa mais um passo na busca por tecnologias que agregam qualidade e segurança à assistência prestada aos pacientes”, explicou.

O equipamento assegura a administração correta e no momento adequado dos medicamentos (Foto: Divulgação)

Tânia Yoshiaki Kushikawa Shirayshi, farmacêutica, responsável técnica e gerente de suprimentos do HBU, apontou que essa tecnologia em saúde já é utilizada por renomados centros médicos, como o Hospital Albert Einstein e o Hospital Sírio-Libanês. “Portanto, o HBU segue a mesma trajetória ao implementar o dispensário eletrônico em suas UTIs”, destacou.

O objetivo principal é garantir a segurança no processo de administração de medicamentos, evitando eventos adversos. Isso está alinhado com a terceira meta internacional de segurança do usuário, que busca melhorar a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. “Além disso, o sistema contribui para um controle de estoque mais eficiente e otimiza o fluxo de trabalho, resultando em um melhor atendimento ao leito dos usuários”, complementou.

Anderson Guilhen, diretor comercial da SisnacMed, destacou que a empresa é especializada em automação hospitalar e oferece dispensários eletrônicos que funcionam como estoques avançados para diferentes setores hospitalares.

A principal diferença que um hospital pode perceber ao adotar um sistema de dispensação eletrônica é a disponibilidade imediata do estoque e do medicamento mais próximo ao paciente. “A farmácia também se beneficia com um melhor controle na dispensação e administração, reduzindo a compra excessiva de medicamentos. Além disso, o sistema permite um acompanhamento em tempo real do prazo de validade e do consumo dos medicamentos”, explicou.

Marília Notícia

Recent Posts

Quando o filho vira instrumento de vingança: o que a psiquiatria pode (e não pode) explicar

Psiquiatra traz síntese do que a literatura descreve sobre filicídio (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal) O país…

14 horas ago

Presidente da Câmara acompanha início da aplicação da nova vacina contra dengue

Danilo da Saúde acompanhou o início da vacinação contra a dengue nos profissionais da rede…

15 horas ago

Piloto acusado de espancar adolescente vira réu no DF

MPDFT acusa Pedro Turra de homicídio por motivo fútil. Justiça torna réu piloto preso pela…

15 horas ago

Hóspede de hotel é morto com facada no pescoço após discussão em adega

Vítima era hóspede de hotel e foi esfaqueada na frente de adega (Foto: Alcyr Netto/Marília…

15 horas ago

Primeiro voo, três Olimpíadas e um trenó: a jornada de Edson Martins

Edson Martins participou de três Jogos Olímpicos de Inverno representando o Brasil (Foto: Arquivo pessoal)…

15 horas ago

Polícia Civil apura adulteração de atestado médico em Vera Cruz

A Polícia Civil instaurou um procedimento para apurar de falsidade ideológica envolvendo a adulteração de…

16 horas ago

This website uses cookies.