Marília

Unimed Marília promove doação de sangue com os colaboradores

Colaboradores da Unimed posam para foto em frente à sala de doação (Foto: Divulgação)

No dia 14 de junho [terça-feira] foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de doar sangue e, também, agradecer aos milhões de doadores voluntários pelo ato generoso de contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas, além de incentivar outras.

A Unimed Marília aproveitou a data para promover uma ação de incentivo aos seus colaboradores a doarem sangue no Hemocentro de Marília. Com a campanha “Está no nosso sangue a vontade de ajudar as pessoas. E não podemos parar”, o departamento de Recursos Humanos da cooperativa, juntamente com profissionais do Espaço Viver Bem de Marília, organizaram  duas lives nos dias 9 e 10 de junho para falar sobre a importância do ato.

Todos receberam informações sobre como doar, quais os benefícios para o próximo e quem pode fazer esse ato de caridade. E para aqueles interessados em doar sangue, o departamento de Gestão de Serviços montou uma logística de transporte até o Hemocentro de Marília. A ação começou na segunda (13) e foi até quarta-feira (15). No total, 30 colaboradores foram voluntários na doação de sangue.

“Já é o segundo ano que participo da ação e para mim, a doação é um ato de coragem, empatia e respeito ao próximo. Com um simples gesto podemos salvar até quatro vidas”, diz Amabili Martins, colaboradora e doadora.

Incentivo à doação é objetivo (Foto: Divulgação)

É importante salientar que nós somos a única fonte de matéria-prima para uma transfusão, pois o sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente. O tipo sanguíneo O+ é o mais comum, existindo em 36% da população brasileira. Consequentemente, é bastante utilizado. Já o tipo O- existe em 9% da população brasileira e é conhecido como doador universal, pois na falta de qualquer outro, é possível utilizá-lo.

DOAÇÃO

É preciso alimentar-se, apresentar RG ou documento oficial com foto, comparecer com máscara, pesar mais de 50 kg, ter de 16 até 69 anos e estar com a saúde em dia. Adolescentes com 16 e 17 anos, precisam comparecer com um responsável legal. Ao comparecer, o doador é avaliado pela equipe de enfermagem e o tempo de permanência, para concluir a doação de sangue, é de 1h, aproximadamente.

Para aqueles que já estão vacinados contra a Covid-19, a doação pode ser realizada após dois dias da vacina (Coronavac) ou sete dias de outras farmacêuticas. O mesmo intervalo de dois dias vale para quem tomou a vacina da H1N1.

Quem teve Covid-19 ou dengue precisa aguardar 30 dias sem sintomas para ser considerado um doador seguro.

O Hemocentro de Marília está localizado na rua Lourival Freire, 240, bairro Fragata. A doação de sangue funciona das 7h às 13h, de segunda a sábado.

Doadora ajuda a salvas vidas (Foto: Divulgação)

Carolina Rolta

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

11 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

11 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

17 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

17 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

17 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

17 horas ago

This website uses cookies.