Marília

Unimed Marília promove doação de sangue com os colaboradores

Colaboradores da Unimed posam para foto em frente à sala de doação (Foto: Divulgação)

No dia 14 de junho [terça-feira] foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de doar sangue e, também, agradecer aos milhões de doadores voluntários pelo ato generoso de contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas, além de incentivar outras.

A Unimed Marília aproveitou a data para promover uma ação de incentivo aos seus colaboradores a doarem sangue no Hemocentro de Marília. Com a campanha “Está no nosso sangue a vontade de ajudar as pessoas. E não podemos parar”, o departamento de Recursos Humanos da cooperativa, juntamente com profissionais do Espaço Viver Bem de Marília, organizaram  duas lives nos dias 9 e 10 de junho para falar sobre a importância do ato.

Todos receberam informações sobre como doar, quais os benefícios para o próximo e quem pode fazer esse ato de caridade. E para aqueles interessados em doar sangue, o departamento de Gestão de Serviços montou uma logística de transporte até o Hemocentro de Marília. A ação começou na segunda (13) e foi até quarta-feira (15). No total, 30 colaboradores foram voluntários na doação de sangue.

“Já é o segundo ano que participo da ação e para mim, a doação é um ato de coragem, empatia e respeito ao próximo. Com um simples gesto podemos salvar até quatro vidas”, diz Amabili Martins, colaboradora e doadora.

Incentivo à doação é objetivo (Foto: Divulgação)

É importante salientar que nós somos a única fonte de matéria-prima para uma transfusão, pois o sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente. O tipo sanguíneo O+ é o mais comum, existindo em 36% da população brasileira. Consequentemente, é bastante utilizado. Já o tipo O- existe em 9% da população brasileira e é conhecido como doador universal, pois na falta de qualquer outro, é possível utilizá-lo.

DOAÇÃO

É preciso alimentar-se, apresentar RG ou documento oficial com foto, comparecer com máscara, pesar mais de 50 kg, ter de 16 até 69 anos e estar com a saúde em dia. Adolescentes com 16 e 17 anos, precisam comparecer com um responsável legal. Ao comparecer, o doador é avaliado pela equipe de enfermagem e o tempo de permanência, para concluir a doação de sangue, é de 1h, aproximadamente.

Para aqueles que já estão vacinados contra a Covid-19, a doação pode ser realizada após dois dias da vacina (Coronavac) ou sete dias de outras farmacêuticas. O mesmo intervalo de dois dias vale para quem tomou a vacina da H1N1.

Quem teve Covid-19 ou dengue precisa aguardar 30 dias sem sintomas para ser considerado um doador seguro.

O Hemocentro de Marília está localizado na rua Lourival Freire, 240, bairro Fragata. A doação de sangue funciona das 7h às 13h, de segunda a sábado.

Doadora ajuda a salvas vidas (Foto: Divulgação)

Carolina Rolta

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

6 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

11 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

15 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

15 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

15 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

15 horas ago

This website uses cookies.