Produto transformado no projeto. (Foto: Divulgação)
O Projeto Transformando Crime em Cidadania da Universidade de Marília (Unimar) recebeu nesta semana o primeiro lote de bebidas apreendidas na região de Presidente Prudente.
A remessa é a primeira a chegar após a ampliação da parceria com a Receita Federal que agora passa a atender as regiões de Marília, Bauru e Presidente Prudente.
De acordo com o docente responsável pelo Projeto, Vitor Miranda das Neves, o objetivo é dar destinação correta aos produtos contrabandeados, produzindo álcool combustível, álcool gel e saneantes para doação à comunidade e instituições assistenciais de Marília e região.
“O ‘Transformando Crime em Cidadania’ existe há seis anos e não para de nos trazer bons resultados. Além de apoiar a atuação da Receita Federal já pudemos constatar muitos benefícios através de pesquisas, inclusive produzindo etanol para abastecer carros. Atualmente produzimos álcool gel e saneantes que são usados na própria Universidade e em entidades assistenciais da cidade”, explica.
Segundo ele, para o processo de destilação as bebidas são divididas em dois grupos e 100% dos materiais são aproveitados.
“As bebidas doces passam por fermentação que dura cerca de 48 horas, enquanto as demais vão direto para o destilador. No processo, os elementos que restam viram adubos e as embalagens são doadas para a Cooperativa Cotracil”, acrescenta Neves.
Toda a destilação das bebidas é feita na Farmácia Industrial da Universidade de Marília pelos alunos dos cursos de Farmácia e Biomedicina.
Nesta primeira remessa vinda da Receita Federal de Presidente Prudente, 48 unidades de cerveja de malte e 55 unidades de uísque foram destiladas e renderam cerca de 20 litros de álcool. Desde 2010, o Projeto recebeu mais de 18 mil litros de bebidas contrabandeadas apreendidas.
Destilação de bebidas na Unimar. (Foto: Divulgação)
Alunos dos cursos de Farmácia e Biomedicina participam do processo. (Foto: Divulgação)
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.