Vitrine MN

Unimar reforça corpo docente com a contratação de dois renomados pesquisadores

Regina e Márcio Serva ao lado de Rui e Tania (Foto: Divulgação)

A Universidade de Marília (Unimar) deu mais um passo significativo para consolidação da excelência acadêmica, ao anunciar a contratação de dois renomados pesquisadores brasileiros, Rui Curi e Tania Cristina Pithon Curi, para integrarem o corpo docente do Mestrado e Doutorado em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação (PPGIS). Com trajetórias acadêmicas de destaque internacional, os professores chegam para fortalecer o programa, que se destaca pela abordagem interdisciplinar na área da saúde e reabilitação.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, destaca a importante contribuição dos profissionais aos cursos. “A chegada do Rui e da Tania reflete o compromisso da Instituição em atrair profissionais de alto nível para formar especialistas capazes de atuar na pesquisa, docência e prática clínica com uma visão inovadora e multidisciplinar. O programa, que já é reconhecido por integrar ciências básicas e clínicas no estudo da reabilitação, ganha ainda mais peso com a expertise dos novos docentes”, destaca.

“Estamos muito orgulhosos de contar com pesquisadores do calibre de Rui Curi e Tania Cristina Pithon Curi. Eles trazem uma bagagem científica que, somada ao time de professores e à estrutura da Unimar, em muito contribuirá para o avanço do conhecimento e da saúde no Brasil”, complementa a pró-reitora.

Pró-reitora Fernando com os pesquisadores (Foto: Divulgação)

Atual Diretor do Centro de Ensino do Instituto Butantan, Rui Curi é uma figura amplamente reconhecida no cenário científico. Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá e doutor em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), acumula uma carreira impressionante, com passagem pela USP, sendo Professor titular, e pesquisador visitante em instituições como a Universidade de Oxford e a Curtin University, na Austrália.

Com mais de 44 mil citações e um índice H de 101 no Google Scholar, Curi é um dos cientistas mais influentes do mundo, segundo rankings como o PLOS Biology 2020. Suas pesquisas focam no metabolismo intermediário e na função de leucócitos, com ênfase no controle por insulina, dietas e exercício físico.

Para ele, é um grande prazer fazer parte do corpo docente Unimar. “Estamos muito motivados com os estudos que nós pretendemos desenvolver em parceria com os pesquisadores da universidade e tem sido muito enriquecedor a discussão com os dirigentes da universidade, Doutor Márcio, Doutora Fernanda, Doutor Jefferson, todos eles, e que nitidamente nós estamos com os mesmos propósitos. É uma grande alegria estar aqui”, destaca.

Também com grande destaque no cenário acadêmico, a Tania Cristina Pithon Curi traz um currículo robusto. Doutora em Fisiologia Humana pela USP, ela realizou pós-doutorado na Uniformed Services University of the Health Sciences, nos Estados Unidos, e atuou como professora adjunta na Curtin University e como colaboradora na USP. Suas pesquisas concentram-se na relação entre exercício físico e função de leucócitos, especialmente no metabolismo de glicose e glutamina, com mais de 120 artigos publicados em revistas internacionais.

Tania expressou seu entusiasmo com a parceria estabelecida com a Universidade de Marília. “Estou muito feliz por estar aqui na Unimar e poder contribuir para os indicadores de excelência da instituição. Nossa vinda tem como objetivo fortalecer ainda mais a pesquisa da Unimar, que já é reconhecida pela sua qualidade e pelo significativo apoio institucional. Recentemente, recebemos aprovação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) pelo CNPq, e estamos iniciando o desenvolvimento de projetos de pesquisa vinculados ao instituto aqui na Unimar. Agradeço imensamente pela oportunidade e desejo muito sucesso a todo o corpo docente, discente e aos mantenedores da instituição”, ressalta.

O mestrado e doutorado em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação da Unimar têm como foco a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios da reabilitação em diversas áreas da saúde, explorando desde as bases estruturais e funcionais até intervenções terapêuticas inovadoras. Com a incorporação de Rui e Tania, o programa reforça suas linhas de pesquisa, que incluem a reabilitação do sistema estomatognático e as relações entre arquitetura, estrutura e funcionalidade.

Em breve, serão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Doutorado do PPGIS e os interessados podem obter mais informações no site oficial da Unimar (www.unimar.br). A expectativa é que a presença desses dois expoentes da ciência brasileira inspire uma nova geração de pesquisadores e profissionais comprometidos com a promoção da saúde e o bem-estar da sociedade.

Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

11 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

11 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

11 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

11 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

20 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.