Marília

Unimar recebe congresso em combate ao abuso sexual infantil

Congresso na Unimar reuniu autoridades e profissionais de Marília (Foto: Divulgação)

A Universidade de Marília (Unimar), em parceria com a Secretaria de Saúde e de Assistência Social, realizou congresso com renomados especialistas para debater a prevenção e acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

O evento foi realizado em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a assistente social Andréa Luiza Mataran Carrera, contou que é fundamental debater sobre o tema, principalmente os profissionais que estão na linha de frente do atendimento.

“É fundamental que estes profissionais estejam unidos e que montem um fluxo de atendimento às crianças e adolescentes. Desta maneira, vamos conseguir constatar a violência de forma mais eficiente. Além disso, essas discussões tornam a equipe ainda mais capacitada para acolher as vítimas de forma mais humana e interromper a violência o mais rápido possível”, esclarece.

Ainda segundo a Coordenadora, há um dia voltado à reflexão sobre o tema, mas é um assunto que precisamos estar atentos todos os dias.

“O dia 18 de maio foi escolhido em memória ao “Caso Araceli’, uma menina de 8 anos que foi violentada e assassinada na década de 70, um crime que chocou o país, mas na verdade a violência acontece todos os dias, então precisamos estar atentos a todos os sinais”, ressalta.

Uma das palestrantes convidadas foi a especialista em violência doméstica, a psicóloga Cristina Fukumori Watarai. Segundo ela, é importante a integração dos profissionais para atendimento qualificado.

“Quis, através da minha palestra, fortalecer as questões do enfrentamento da violência, principalmente na rede de saúde do município. Mostrei a importância dos diferentes setores estarem unidos para pensar em alternativas e protocolos que garantam a prevenção e proteção à criança e adolescente”, explicou.

Congresso lotou o anfiteatro da Universidade de Marília (Foto: Divulgação)

A outra especialista convidada para o debate foi a especialista em atendimento à vítima, a Alessandra Rocha Santos Silva. Para ela, a principal questão é a prevenção.

“Precisamos esclarecer o tema principalmente para as crianças. Temos que orientá-las de acordo com a faixa etária, apresentando o tema de forma adequada, para que esta criança e adolescente possam, de alguma forma, desenvolver mecanismos de proteção”, diz.

Além disso, segundo a especialista, é importante criar vínculos com as crianças, para que elas se sintam confortáveis a falar em caso de abuso.

“Muitas crianças não identificam uma pessoa de confiança para que elas consigam expressar o que estão vivendo. É importante discutir o tema com todos os familiares, para que todos estejam prontos para acolher a criança em um momento como este, que é delicado e traumático”, finaliza.

Brunno Alexandre

Recent Posts

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

1 hora ago

MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3

Lance de partida anterior entre MAC e São Bernardo (Foto: Léo Carrara/MAC) O Marília Atlético…

2 horas ago

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

3 horas ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

4 horas ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

4 horas ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

4 horas ago

This website uses cookies.