Marília

Unimar realiza banca de defesa de mestrado em saúde

O mestre aprovado Carlos Henrique Bertoni Reis, acompanhado dos docentes, Dra. Daniela Buchaim, Dra Elen Landgraf Guinger e o Dr. Geraldo Marco Rosa Júnior. (Foto: Divulgação)

O Programa de Pós-graduação em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação da Universidade de Marília (Unimer) teve o primeiro mestre aprovado. O ortopedista, Carlos Henrique Bertoni Reis apresentou uma dissertação sobre consolidação.

A banca examinadora foi composta pela docente Dra. Elen Landgraf Guinger, o docente da USP Bauru, Dr. Geraldo Marco Rosa Junior, e a Orientadora do mestrando, Dra. Daniela Buchaim.

De acordo com o Mestre Carlos Henrique, foi um momento difícil, mas de muita emoção e satisfação.

“Estou muito emocionado. A defesa é uma situação em que ficamos muito tensos, muito ansiosos, nos dias anteriores não me alimentei ou dormi direito. Fiquei muito preocupado. Mas, esta conquista é muito grande para a minha vida acadêmica, eu que convivo com os alunos, não dou aula, mas apoio todos eles com discussão de casos, vejo que tudo me ajudou com a minha formação. Agora, vamos embora para o Doutorado”, comemora.

A pesquisa do primeiro mestre em Interações Estruturais e Funcionais da Reabilitação teve como tema a consolidação com base na utilização de biomaterial, em que foi utilizada a fibrina derivada da cascavel para o processo de calcificação dos ossos.

Segundo a orientadora, Dra. Daniela Buchaim, participar deste momento foi uma grande satisfação profissional.

“Eu me sinto extremamente feliz. O Carlos Henrique foi a primeira qualificação do programa e, agora, concretizando este sonho da primeira defesa. Não posso deixar de agradecer a nossa mantenedora, em nome da pró-reitora Fernanda, o nosso coordenador do programa, Dr. Rogério. A Universidade de Marília incentiva demais a pesquisa, proporcionando aos acadêmicos da área da saúde a oportunidade da iniciação científica, do mestrado e logo mais, tenho certeza, o doutorado. Agradeço a todos”, enfatiza.

O Programa de Mestrado é voltado para todos os profissionais que atuam na área da saúde, entre eles, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, biomédicos, ortodontistas e fonoaudiólogos.

O diferencial está na interação, com a formação de especialistas que complementam o processo de reabilitação do
paciente, sendo preparados para atuar em qualquer tipo de patologia.

De acordo com o Coordenador do Programa de Mestrado Acadêmico em Saúde, Dr. Rogério Leone Buchaim, a primeira defesa foi a concretização do sonho do Mestrado Interdisciplinar da Área da Saúde.

“A sensação foi a de realização. Lutamos muito por este mestrado, vimos que estávamos a um passo da concretização quando foram realizadas as qualificações e agora temos o primeiro mestre em Interações Estruturais e Funcionais da Reabilitação. Foi um momento extremamente especial, principalmente pela conquista do Carlos Henrique, que se tornou um grande amigo, um profissional que tem uma importante trajetória de vida e na
área clínica da medicina e ortopedia, que agora se concretiza como professor mestre. A gente fica realizado”, destaca.

Ainda segundo o Coordenador, este sucesso do Mestrado se dá pela união e qualidade do corpo docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar na Área da Saúde.

“Quero agradecer demais a toda a Reitoria, a todos os alunos, os docentes do nosso programa, que é um grupo
coeso e que tem alta produtividade científica. Coroamos este projeto, com a realização da primeira defesa, que teve transmissão simultânea para a indústria que forneceu todo o material para a realização da nossa pesquisa que está localizada em Portugal, graças à integração com a equipe do EAD da Unimar, que sai a frente com qualidade e estrutura de ponta. Fico muito realizado em fazer parte desta equipe e parabenizo, mais uma vez, o Dr. Carlos Henrique e toda a Universidade de Marília”, aponta.

O Mestrado Interdisciplinar da Área da Saúde foi aprovado pela CAPES em 2018, sendo que dos 154 pedidos protocolados, somente 14 receberam a autorização.

O Projeto foi elaborado a partir da vocação da instituição na área da saúde e suas características essenciais como disciplinas de anatomia, fisiologia, farmacologia e práticas e inovações que beneficiam as crianças atendidas pelo Projeto Amor de Criança.

Carlos Henrique Bertoni Reis e a esposa, Márcia Mesquita Serva Reis (Foto: Divulgação)

Para a Superintendente do Hospital Beneficente Unimar (HBU) e esposa de Carlos Henrique, Márcia Mesquita Serva Reis, foi um momento único para ela como pessoa e para a Instituição.

“Foi uma tarde muito especial. Primeiramente, por uma questão pessoal, eu vi a concretização de um trabalho árduo que acompanhei por mais de um ano, em que ele veio se dedicando, abrindo mão de lazer para escrever, pesquisar e fazer todo este projeto. E, para a Universidade, vemos o prestígio dos alunos e docentes, percebendo assim que esta pesquisa prática realmente vai servir para o cuidado com nossos pacientes. Fora a emoção,
como esposa, estou muito orgulhosa, porque este mestre faz parte do Hospital Universitário, atendendo os pacientes e fazendo a diferença no cuidado do dia a dia”, comemora.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, destacou o momento épico que foi a primeira defesa.

“Hoje é um dia histórico para a Universidade de Marília. Este projeto iniciou em 2017, embrionário, um ano depois tivemos a aprovação pela Capes e hoje, tivemos a materialização de toda esta história de pesquisa e pós-graduação
construída através de uma belíssima defesa de mestrado. Agora já mestre, professor Carlos Henrique Bertoni Reis”, destaca.

A defesa do mestrado foi realizada com a participação de poucos familiares, docentes e acadêmicos, respeitando as medidas de segurança impostas pelos órgãos de saúde, e transmitidas através de plataforma online.

Ainda segundo a pró-reitora, a defesa sendo transmitida através da Unimar Conectada mostra a qualidade e parceria de toda a Universidade.

“Quero agradecer a todo o time de docentes e alunos porque tivemos a presença de poucas pessoas, respeitando as regras que a pandemia nos impõe, mas tivemos a participação dos demais com a Unimar Conectada, através de plataforma online, sendo possível expandir esta defesa para os demais mestrandos e isso nos enche de orgulho. Quero agradecer a toda a equipe que fez com que, de fato, se tornasse realidade a conquista deste sonho”, finaliza.

Mais informações sobre o Programa de Mestrado Interdisciplinar na Área da Saúde podem ser obtidas através dos telefones (14) 2105-4000 ou 2105-4099 ou pelo site [clique aqui].

Coordenador do Mestrado Interdisciplinar da Área da Saúde, Dr. Rogério Buchaim, e a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva (Foto: Divulgação)

Daniela Casale

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

3 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

8 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

12 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

12 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

12 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

12 horas ago

This website uses cookies.