Marília

Unimar realiza a 10ª edição da Biofarma

10ª Edição da Biofarma. (Foto: Divulgação)

A 10ª Edição da Biofarma, semana de estudos dos curso de Biomedicina e Farmácia, da Universidade de Marília (Unimar), reuniu profissionais em palestras e minicursos sobre novos medicamentos e procedimentos.

Segundo a Coordenadora dos cursos, Lara Casadei, a semana acadêmica é mais uma importante ferramenta de aprendizagem. “Trouxemos temas de destaque dentro das áreas, como a biologia molecular dentro da imunohematologia, exemplificando com o diagnóstico e tratamento da hanseníase, doença que estava quase erradicada e que volta a acometer pacientes. Outro destaque, foi a discussão sobre o canabinóides, que está sendo muito utilizado como terapêutica para doenças degenerativas”, conta.

A farmacêutica e toxicologista, Caroline Marroni Cremonez, foi a responsável por apresentar aos acadêmicos os medicamentos produzidos com o cannabis. “Mostrei aos futuros profissionais que a cannabis, diferentemente da maconha, tem baixo teor psicoativo e é utilizado para o tratamento de inúmeras doenças. O sistema endocanabinóide, que é ativado por esta moléculas presentes na cannabis medicinal, faz parte do corpo humano, regulando inflamações e processos apoptóticos, de morte celular no caso de câncer. Há extensa pesquisa sobre o tratamento para doenças psiquiátricas, esquizofrenia, surtos psicóticos, ansiedade e a epilepsia”, exemplifica.

O farmacêutico Maurício Nambu falou sobre a judicialização na parte prática profissional. “Transmiti aos acadêmicos a teoria sobre o que é judicialização da saúde e quais são as políticas farmacêuticas. Além de, ensinar o que fazer quando os profissionais recebem ações judiciais. Por mais que o direcionamento seja mais para os farmacêuticos, que a demanda é maior, todos os profissionais da saúde estão envolvidos com esta questão”, conta.

Ainda segundo a coordenadora, a realização da semana em conjunto proporciona ainda mais qualidade de ensino aos acadêmicos “Os cursos têm muitas áreas afins, onde ambos profissionais podem trabalhar. Exemplo disso a área de análises clínicas, biologia molecular, perícia criminal e área da estética. Por isso que a semana acontece junto, porque é um enriquecimento para todos”, explica Lara.

Para o acadêmico do curso de Farmácia, participar da semana e ter a opção de aprender sobre a outra área e uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional. “Participar da Semana Acadêmica é muito bom porque aprendemos além da nossa rotina de estudos. Estas palestras, que são de temas atuais, agrega no nosso conhecimento, já que temos a interdisciplinaridade dos cursos”, ressalta.

(Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

19 horas ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

19 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

19 horas ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

19 horas ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

20 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

22 horas ago

This website uses cookies.