Unimar investe em inovação e adquire três usinas fotovoltaicas . (Foto: Divulgação)
O ano de 2020 chegou e os investimentos de inovação e sustentabilidade na Universidade de Marília (Unimar) não param. A Instituição acaba de adquirir três usinas fotovoltaicas que serão responsáveis por captar a radiação do sol e transformá-la em energia para utilização nas atividades diárias. Os estudantes terão a oportunidade de participar de todo o processo de implantação.
De acordo com o Pró-Reitor Administrativo da Unimar, Marco Antonio Teixeira o projeto, que foi elaborado em parceria com a Canadian Solar, terá condições de produzir mais de 3,25 megawatts pico (Mwp) e será instalado próximo à Arena de Eventos. “Temos um compromisso muito grande com a sustentabilidade e chegou a hora de gerarmos energia limpa e sermos a única instituição de ensino de Marília a operar essa inovação”, comenta.
O Pró-Reitor explica que a maior usina terá capacidade de gerar 1,8 Mwp para utilização na Universidade, enquanto outra de 1,45 Mwp será para produção e fornecimento de energia ao Hospital Beneficente Unimar e uma terceira, com dois Kits de 6 kilowatt pico (Kwp), será disponibilizada para uso experimental dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.
(Foto: Divulgação)
Os estudantes da Universidade, inclusive, serão peça chave na implantação do projeto. Juntos com a equipe da Canadian Solar, terão a oportunidade de participar das etapas de construção e instalação dos painéis fotovoltaicos que deve levar de 7 a 8 meses. A perspectiva é que o retorno do investimento aconteça em até cinco anos.
O Presidente da Canadian América Latina, Hugo Albuquerque, destacou a construção de um Centro de Referência na Unimar para a capacitação de profissionais. “Vamos construir um laboratório qualificado para criação e um Polo concentrado de ensino, onde ensinaremos todos os processos de instalação de usina fotovoltaica, não apenas para os acadêmicos, mas para todos profissionais que desejam atuar com a energia solar. Para isso, disponibilizaremos um profissional experiente para o treinamento com foco em um setor que cresce cada vez mais no país. Levando os melhores alunos para estágios nas indústrias e no exterior, com visita na fábrica na China”, ressalta.
Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, a possibilidade de inclusão dos acadêmicos no projeto foi decisiva para o investimento. “A construção das usinas vem ao encontro com características muito valorizadas em nossa instituição: inovação, sustentabilidade e metodologias inovadoras. Além de produzir energia limpa, proporcionar ao nosso aluno essa experiência é o que nos motiva”, ressalta.
(Foto: Divulgação)
Fernanda afirma que as usinas serão parte importante do chamado “Campus Inteligente”. “Estamos, constantemente, repensando os métodos educacionais, mas também tudo que possa ter relação com nosso ambiente físico e o contexto de convivência. Desta forma, investir em tecnologias de ponta, conectar dispositivos, aplicativos e pessoas irá possibilitar experiências novas e cada vez mais eficiência operacional e em nossos serviços, além de tornar o Campus Unimar ainda mais ‘inteligente’”, explica.
O Coordenador dos cursos de Engenharias da Unimar, Tercílio Coutinho, este Centro de Formação será um grande diferencial para o currículo, porque é uma novidade que está em expansão. “Os kits voltados ao estudo serão fundamentais para ajudar a desenvolver na prática a tecnologia inovadora que está em ascensão. Eles terão um contato direto com as técnicas e as dificuldades da instalação, assim abrindo portas para este campo profissional”, detalha.
Para o Gerente Sênior da Canadian Solar, Jean Tremura, a eletricidade se tornou vital para o desenvolvimento da sociedade, e a medida que há progresso, naturalmente haverá maior demanda por energia elétrica. “Tornar a matriz energética cada vez mais limpa é uma obrigação e um compromisso mundial. A Universidade é a maior formadora de opinião e mostra aos alunos e a sociedade sua preocupação e posicionamento ambiental diante das questões energéticas mundiais”, detalha.
(Foto: Divulgação)
Ainda segundo Jean, além de abastecer o Campus da Universidade e o Hospital Beneficente Unimar, a usina terá importante papel para a formação acadêmica. “Nós iremos disponibilizar um sistema para ser montado no Laboratório de Engenharia da Universidade e ali, ministraremos treinamentos sobre todos os processos de montagem de uma usina fotovoltaica”, conta.
Parceiros da Unimar, a Dilucs Solar e a Sicoob Credicitrus participaram da idealização e viabilização do projeto. Para Carlos Roberto Nascimento, proprietário da Dilucs e representante da Canadian, a iniciativa da instalação demonstra a preocupação da Unimar com o meio ambiente e o aperfeiçoamento dos acadêmicos. O processo de construção das usinas fotovoltaicas da Unimar terá início nas próximas semanas.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.