A Universidade de Marilia (Unimar), por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), iniciou nesta quinta-feira (30) as comemorações dos 25 anos da iniciativa. O evento de abertura marcou o início do semestre 2023, com as boas-vindas aos novos mestrandos e doutorandos.
Segundo o coordenador do PPGD Unimar, Jonathan Vita, o fato do Programa contar com corpo docente consolidado na área tem feito com que os resultados de avaliações cresçam junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
“Estamos comemorando não só os 25 anos de existência do Programa, mas também a avaliação da Capes que levou o PPGD ao conceito 5. Atualmente, recebemos alunos de várias regiões do Brasil, fazendo com que tenhamos pesquisas abordando e apontando soluções reais para os problemas de nosso país. Além disso, o programa passa por um grande projeto de internacionalização, consolidando nossas práticas a nível nacional e internacional. Sem dúvida, temos muito o que comemorar e consolidar o planejamento para os próximos anos”, ressalta.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, o processo iniciado pela Unimar há mais de 25 anos, com a implantação do Programa de Pós-graduação em Direito, foi mais uma etapa da interiorização e democratização do Ensino Superior. “À medida que a instituição vai se consolidando como um polo importante de pós-graduação, consolida essa dimensão de pesquisa, que vai se integrando às outras atividades da Universidade. Assim, todo o processo formativo oferecido pela Unimar acaba refletindo positivamente na sociedade, especialmente em âmbito local e regional”, ressalta.
A implantação do PPGD Unimar aconteceu junto à Capes, em Brasília/DF. Essa é uma das memórias do período guardada pela professora. Jussara Borges Ferreira, docente da instituição, que participou da criação do Programa, tendo sido a coordenadora responsável pelo Projeto que obteve o credenciamento do mestrado em Direito. Naquela época, foi também a diretora da então Faculdade de Direito da Unimar. “O projeto exitoso, só foi possível graças ao compromisso, apoio e investimento integral do reitor Marcio Mesquita Serva. Neste jubileu de prata, as celebrações históricas ganham especial significado e valor, principalmente para um Programa que está consolidado em nível local, regional e nacional”, destaca.
A ex-coordenadora do PPGD, Maria de Fátima Ribeiro, que também continua como docente na Unimar, lembra de cada detalhe do processo seletivo que formou a primeira turma de mestrado e da repercussão do Programa na região. “Naquela oportunidade tivemos a aula magna com o professor Lênio Streck, procurador e professor no Rio Grande do Sul e conceituado autor de diversas oras jurídicas. Destacou que o Estado tem o papel de fazer justiça social no momento em que o direito brasileiro vivia uma visível crise de paradigmas, motivando professores e mestrandos”, lembra.
Com 25 anos de existência, o PPGD Unimar possui quase 600 egressos atuando em, praticamente, todos os estados do país, fazendo parte da pós-graduação Universidade, que conta com cursos de mestrados também na área da saúde e ciências agrárias, além de oferecer dezenas de cursos lato sensu, nas modalidades presencial e EaD.
(Arte: Divulgação)
Droga estava em uma sacola, deixada pelo envolvido; olheiro era pago com pinos, segundo relato…
Um homem de 35 anos, procurado pela Justiça, foi preso na noite desta quinta-feira (5)…
Polo de Tupã oferta vagas gratuitas (Foto: Divulgação) A Universidade Virtual do Estado de São…
A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…
Um jovem de 22 anos ficou ferido após ser atingido por golpes de faca na…
Evento integra o calendário turístico oficial do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação) A Prefeitura…
This website uses cookies.