A Universidade de Marília (Unimar) tem desenvolvido cada vez mais ações com o objetivo de propagar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em cumprimento a Lei de Acessibilidade.
As atividades já atingem e capacitam alunos, colaboradores e pessoas de diversos segmentos da comunidade. Para o segundo semestre estão abertas inscrições para turmas gratuitas de nível 1 e nível 2.
De acordo com a coordenadora curso, a docente Célia Pavarini, qualquer cidadão poderá participar e aprender Libras. Basta ter disponibilidade de frequentar semanalmente às aulas que serão ministradas às segundas (Nível 1) e às terças-feiras (Número 2) às 19h30 no Bloco 11 da Universidade.
“O nosso objetivo é que cada vez mais marilienses tenham capacidade de comunicação com os surdos, principalmente para incluí-lo em todas as camadas sociais, vencendo qualquer barreira”, explica.
As inscrições para a Turma de Libras para a Comunidade deverão ser feitas no Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX – Bloco 1 andar superior) da Universidade somente até o fim de julho, já que as vagas são limitadas e as aulas terão início na primeira semana de agosto. Para concluir a inscrição é necessário portar RG e comprovante de residência.
“Todas as aulas são demonstrativas principalmente porque Libras é uma língua gestual, com estrutura gramatical própria e independente da Língua Portuguesa. Sua dinâmica acontece na interação entre professor e alunos e entre os próprios estudantes”, comenta a docente Célia.
Participando de perto dos projetos, a Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva ressaltou a importância na inclusão do surdo e principalmente a iniciativa da Universidade. “Desenvolvemos o processo por etapas preparando os alunos, colaboradores e em seguida a comunidade. Os resultados são muito gratificantes”, finaliza.
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…
Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…
Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…
This website uses cookies.