Categories: Marília

Unesp inaugura Centro de Estudos da Educação e Saúde

Nesta terça-feira, 13 de outubro, a Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp de Marília, inaugura o novo prédio do CEES – Centro de Estudos da Educação e da Saúde “Dr. Heraldo Lorena Guida”, Unidade Auxiliar que visa apoio ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para questões relativas à cognição, comunicação, desenvolvimento e educação de indivíduos com necessidades especiais.

A cerimônia de inauguração acontecerá no hall de entrada do novo prédio, com início às 11h, e terá a presença do Reitor da Unesp, Prof. Julio Cezar Durigan; Prof. Roberval Daiton Vieira, chefe de gabinete; Profa. Mariângela Spotti Lopes Fujita, Pró-reitora de Extensão; Prof. José Carlos Miguel, diretor da FFC; do Prof. Marcelo Tavella Navega, vice-diretor; Profa. Ana Cláudia Vieira Cardoso, supervisora do CEES; e autoridades locais. Na ocasião, o Centro também receberá oficialmente o nome do professor Heraldo Lorena Guida, in memorian, uma homenagem ao vice-diretor à época do anúncio da obra e um dos professores que, ao lado de diversos colegas, sempre batalhou pela iniciativa.

Atualmente, o CEES funciona no bairro Cascata, em local distante do campus universitário. Este novo prédio continuará proporcionando estágio e treinamento necessários para a formação profissional, contribuindo para a especialização e aperfeiçoamento de profissionais, além de prestar serviços diagnósticos e de intervenção à comunidade de Marília e região, agora na Av. Hygino Muzzi Filho nº 737, com melhores acomodações dessas atividades e aproximando ainda mais a pesquisa e a extensão ao ensino de qualidade que a Unesp oferece.

“A inauguração das novas instalações do CEES reveste-se da maior importância em função da perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de atendimento à comunidade. Trata-se de um centro cuja abrangência da atuação corporifica um vasto arco de relações simbólicas postas no âmbito da articulação entre teoria e prática, consolidando um perfil de Universidade que lutamos para manter e que se pauta pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária”, avaliou José Carlos Miguel.

Anunciada em 2011, a obra do novo CEES – orçada em mais de R$7 milhões – concretiza o sonho de toda a comunidade acadêmica que trabalhou por mais de 20 anos para que este novo prédio fosse construído. A Unesp de Marília entrega à comunidade uma obra que proporcionará um ambiente mais adequado para a ampliação no número de projetos de pesquisa e atendimentos aos usuários.

“O Centro terá uma estrutura física melhor e ampliada para os atendimentos de usuários da cidade de Marília e região. Além disso, os alunos de terceiro e quarto ano dos cursos, que desenvolvem atividades no Centro supervisionados pelos docentes, terão condições mais adequadas para desenvolverem atividades relacionadas a sua formação profissional e possibilitará, aos alunos de primeiro e segundo ano, contato com as disciplinas práticas pois a partir de agora estaremos no mesmo campus”, comentou Ana Cláudia.

No ano de 2014, o Centro realizou 39.970 atendimentos nas áreas de reabilitação de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Foram cadastrados 20 novos projetos de pesquisa e 20 de extensão. Desenvolveram atividades 150 alunos de graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; seis alunos do aprimoramento profissional, com bolsa Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), nas áreas Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional e 39 alunos de pós-graduação, nível de mestrado e doutorado, em Educação, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

Para Marcelo Navega, “com a nova infraestrutura, docentes e discentes terão melhores condições de colocar o conhecimento científico em benefício à sociedade, além de estreitar ainda mais, desde os primeiros anos de curso, o conhecimento teórico com a prática profissional”.

A mudança de todas as atividades realizadas pelo CEES será gradativa. Com um aporte de R$250 mil para compra de novos equipamentos e mobiliário, o uso completo do novo prédio será realizado em etapas ao longo dos próximos meses, sobretudo para que toda a logística não interfira nos procedimentos e atendimentos que já estão sendo realizados.

“A distribuição de laboratórios e salas de atendimentos proporcionarão melhores condições para que as atividades sejam desenvolvidas, com destaque para a Casa de Atividades de Vida Diária, Oficina de Órtese e Piscina para Hidroterapia, que até então não existiam no prédio antigo. Outro aspecto importante será para os cursos de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia, que terão condições de desenvolverem suas atividades conciliando ensino e pesquisa científica”, completou Navega.

Marília Notícia

Recent Posts

Mulher dada como morta após atropelamento recebe alta em Bauru

Fernanda Policarpo foi declarada morta pelo Samu e deixada na pista para ter corpo recolhido…

4 horas ago

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito…

8 horas ago

Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (6) a…

8 horas ago

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Arquivo/MN) O presidente dos Estados Unidos (EUA),…

9 horas ago

Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Manoel e Carla foram as vítimas mortas em bar na zona sul (Foto: Redes Sociais)…

9 horas ago

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…

9 horas ago

This website uses cookies.