Marília e região

Unesp oferece fisioterapia gratuita para gestantes em projeto de mestrado

Fisioterapia com grávidas na Unesp de Marília (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília está oferecendo sessões gratuitas de fisioterapia para gestantes da cidade, tanto na piscina quanto em solo. A iniciativa faz parte de um projeto de mestrado conduzido pela fisioterapeuta Olívia Gabini, que está se especializando em fisioterapia pélvica e saúde da mulher.

O programa tem como objetivo proporcionar um ambiente relaxante e terapêutico para as futuras mães, além de contribuir para a pesquisa acadêmica sobre os benefícios da prática durante a gestação. Olívia Gabini, que também é mestranda pela Unesp, explica que o projeto é realizado em uma sala bem equipada, que passou por reformas recentemente, e em uma piscina aquecida e coberta.

“Vamos oferecer tanto a fisioterapia em solo quanto na piscina, com um ambiente seguro e preparado para receber as gestantes”, afirmou Olívia.

Hidroterapia também é oferecida de forma gratuita na Unesp (Foto: Divulgação)

O programa é composto por uma equipe de fisioterapeutas, pós-graduandos, professores e alunos da Unesp, todos treinados e capacitados. Para participar, as gestantes devem entrar em contato diretamente com Olívia Gabini pelo telefone (14) 9 9166-8177.

Após o contato, é agendada uma avaliação inicial, que ocorre em dois dias e inclui avaliações pélvica, respiratória e cardíaca, com duração máxima de uma hora cada. Além disso, é necessário apresentar uma autorização médica comprovando a aptidão para a prática de atividades físicas.

Durante as sessões, serão trabalhados diversos aspectos da saúde das gestantes, com foco na musculatura do assoalho pélvico, que sofre sobrecarga adicional durante a gestação.

“Essa musculatura é essencial para a sustentação dos órgãos pélvicos e precisa ser fortalecida para prevenir disfunções como a incontinência urinária, comum durante a gravidez. Além disso, o programa inclui exercícios de mobilidade e fortalecimento para braços, pernas e pélvis, além de técnicas de controle respiratório”, explica Olívia.

Espaço reformado para fisioterapia na Unesp de Marília (Foto: Divulgação)

O programa tem duração de oito semanas, com 16 sessões no total, mas as gestantes que desejarem podem continuar participando até o final da gravidez. Em todas as sessões, os sinais vitais das participantes são monitorados, garantindo a segurança tanto das mães quanto dos bebês.

A previsão é que novos grupos comecem na terceira semana de março, mas o projeto estará disponível durante todo o ano. A iniciativa representa uma oportunidade única para as gestantes de Marília cuidarem da saúde de forma gratuita e com acompanhamento especializado, ao mesmo tempo em que contribuem para a pesquisa acadêmica na área.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Mulher dada como morta após atropelamento recebe alta em Bauru

Fernanda Policarpo foi declarada morta pelo Samu e deixada na pista para ter corpo recolhido…

2 horas ago

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito…

6 horas ago

Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (6) a…

7 horas ago

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Arquivo/MN) O presidente dos Estados Unidos (EUA),…

7 horas ago

Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Manoel e Carla foram as vítimas mortas em bar na zona sul (Foto: Redes Sociais)…

7 horas ago

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…

8 horas ago

This website uses cookies.