LONDON, ENGLAND - SEPTEMBER 22: In this Photo Illustration, a phone displays the Uber ride-hailing app on September 22, 2017 in London, England. The Transport Regulator has announced that it will not re-new the company's licence to operate in London as it's current service is "not fit and proper". (Photo by Leon Neal/Getty Images)
Nos últimos meses, em meio à alta da gasolina no Brasil, passageiros do Uber estão tomando “chá de cadeira” para conseguir embarcar nas viagens pelo aplicativo. Reagindo às reclamações, a empresa anunciou na quinta-feira, 14, o recurso Uber Prioridade, em que usuários poderão pagar para embarcar mais rápido.
A função será colocada à disposição inicialmente em Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belém (PA) – o Uber afirma que a opção funcionará na região central das cidades, onde a espera pelo embarque tem sido mais longa. Sem revelar valores, a empresa diz que as viagens prioritárias “custarão um pouco mais do que as do UberX (viagens populares do aplicativo)” e resultarão em mais ganhos para os motoristas.
O Uber Prioridade vai aparecer como mais uma opção na tela do passageiro depois que ele digitar o endereço de destino. Segundo o Uber, o horário de funcionamento do recurso não é fixo e acompanha a dinâmica de movimentação da cidade. Motoristas poderão aceitar ou não as viagens prioritárias.
Preços altos. As reclamações de cancelamento de viagens cresceram nos últimos meses entre os passageiros do Uber e outros apps de transporte.
Parte do problema se deve à alta dos combustíveis no País, que dificulta a operação dos motoristas – a taxa de 10,25% acumulada pela inflação nos 12 meses terminados em setembro teve como principais contribuições os combustíveis (2,40 pontos porcentuais, sendo a gasolina responsável por 1,93 ponto porcentual individualmente).
Em comunicado na quinta, porém, a empresa cita outro motivo para o lançamento do Uber Prioridade. “Como acontece no fim do ano e com a maior flexibilização das medidas restritivas de combate à covid-19, a tendência é de que haja um aumento no número de solicitações de viagens e que o uso da plataforma seja ainda mais constante”, afirmou.
Em setembro, o Uber adotou reajustes para diminuir prejuízo dos motoristas: a empresa informou que, na região metropolitana de São Paulo, os valores de ganhos com viagens UberX seriam reajustados em até 35%.
A revisão das taxas está sendo feita também em outras cidades, mas os porcentuais podem mudar conforme a região. Segundo a empresa, os reajustes são apenas nos ganhos para os motoristas e não devem afetar os usuários. Além disso, o Uber firmou parceria com os postos Ipiranga para, de forma permanente, oferecer cashback de até 4% nos combustíveis para pagamentos pelo aplicativo da rede.
O aplicativo 99, rival do Uber, também vem sofrendo com o problema. A empresa reajustou no mês passado os ganhos dos motoristas parceiros entre 10% e 25% em todo o Brasil – a empresa define o porcentual com base em fatores como localização, distância e categoria.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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