A Prefeitura de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) divulgou, nesta segunda-feira (31), que 86 funcionários da saúde estão afastados e, por isso, a retomada da Unidade Covid está descartada.
“Somente nos últimos 20 dias houve o registro de 15 profissionais da UPA afastados, 31 das Unidades de Saúde e mais 40 dos demais setores vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, ressaltamos que a volta da Unidade Covid, espaço criado para o atendimento exclusivo de casos da doença, já foi descartada pela administração. Com o cenário atual, ficou decidida a fortificação da UPA para tratarmos dos casos de coronavírus”, explica o secretário municipal da Saúde, Miguel Ângelo de Marchi.
Segundo o titular da pasta, além dos setores da saúde não estarem com o número adequado de profissionais para manter os atendimentos em um novo prédio, o retorno das aulas no Núcleo Educacional Raul de Mello Senra – Emeief Professor Osmar Genovez, também impossibilita a criação de uma nova Unidade Covid.
“Manteremos como referência para os atendimentos sobre casos suspeitos e positivos de coronavírus a UPA de Tupã. Lá, os munícipes poderão fazer o teste para confirmação ou descarte da infecção, e terão acesso aos medicamentos prescritos pelo corpo médico para o tratamento da doença”, reforça Miguel.
Diante do aumento diário de casos suspeitos e positivos de Covid-19 em Tupã, a Prefeitura tem procurado melhorar os atendimentos prestados pelas equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Hoje, a unidade conta com três médicos, e realiza diariamente a testagem para Covid-19 dos pacientes com sintomas da doença, além de fornecer medicamentos através da Farmácia de Apoio para estes e outros quadros clínicos.
Para aprimorar os serviços prestados na UPA e garantir a qualidade dos atendimentos, a Prefeitura, por meio do Decreto nº 9.369, ainda estabeleceu situação de emergência em saúde, onde ficam dispensados de licitação a contratação de profissionais, pessoas físicas ou jurídicas para atuação na área da saúde, aquisição de medicamentos, leitos de UTI e outros insumos necessários às atividades de prevenção a propagação da Covid-19.
O secretário da saúde também ressalta a importância do fortalecimento das equipes da UPA diante do afastamento de funcionários.
“Com o novo decreto, teremos a liberdade de contratação de novos profissionais para continuarmos atendendo a população de Tupã da melhor forma possível”, garante.
A Unidade de Pronto Atendimento de Tupã fica localizada na rua Comerciante José da Motta, 55, na Vila Independência, com atendimento 24h.
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…
Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…
Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…
Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…
This website uses cookies.