Regional

Cidade da região publica decreto para ‘lockdown’ no feriado

Começa à meia-noite desta quinta-feira (3) o “lockdown regional” adotado por Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) e outras sete cidades vizinhas.

O decreto publicado nesta terça-feira (1º) estabelece que, já a partir das 8h desta quarta-feira (2) até 23h59 de domingo (6), fica proibida a venda, entrega e retirada de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos, e os locais deverão vedar ou sinalizar interdição nas gôndolas, freezers e similares.

“As normas emergenciais deverão ser cumpridas integralmente no município, em conjunto com as disposições estabelecidas por cada uma das sete outras cidades da microrregião de Tupã que aderiram ao lockdown”, explica o prefeito Caio Aoqui (PSD).

O decreto dispõe sobre a suspensão do atendimento presencial para os setores de comércio, serviços, bares, restaurantes, salões de beleza, academias, instituições financeiras, fábricas e demais estabelecimentos, ainda que classificados como essenciais.

Da mesma forma, ficará temporariamente interrompida a venda de passagens nos guichês do Terminal Rodoviário “Geraldo Seiscentos”, que inclusive estará sem autorização para operações de embarque e desembarque de passageiros, tanto para itinerários intermunicipais quanto interestaduais.

Apenas o atendimento em farmácias e o abastecimento nos postos de combustível poderão ocorrer normalmente. Restaurantes, lanchonetes, padarias, supermercados, mercearias, quitandas, açougues, distribuidores de água e gás têm permissão para oferecer entrega em domicílio (delivery).

Os laboratórios, clínicas particulares e serviços de saúde estão autorizados a atender casos relacionados à Covid-19. Já as clínicas veterinárias devem restringir as consultas para urgências e emergências, sendo vedada a abertura de pet shops.

Além das empresas, a população também deverá cumprir isolamento social intensivo, visto que não se recomenda circulação ou permanência em praças e demais espaços públicos.

O descumprimento das normas caracteriza infração sanitária, em especial para realização de eventos, festas ou qualquer outro tipo de confraternização que gere aglomerações, seja na zona urbana ou rural de Tupã.

A fiscalização e as penalidades terão por base as definições da Lei Estadual nº 10.083/ 1998 do Código Sanitário Estadual. Os casos de menores de idade que não seguirem os protocolos e diretrizes fixadas serão encaminhados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público.

Daniela Casale

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

9 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

9 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

15 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

15 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

15 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

15 horas ago

This website uses cookies.