Regional

Tupã promove Dia D vacinação contra gripe e Covid neste sábado

(Arte: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) vai realizar no sábado (3) o Dia D de vacinação contra a gripe e a Covid-19, das 8h às 17h, nas unidades de Saúde do Alto Sumaré e no Centro de Saúde Doutor Walter Pimentel, na avenida Tapuias.

Podem se vacinar contra a gripe pessoas a partir dos seis meses de idade. Já a bivalente contra Covid-19, a partir dos 18 anos de idade. Também serão aplicadas vacinas monovalentes contra a Covid, sendo que para pessoas acima de 18 anos estão disponíveis até a 4ª dose; para pessoas acima de cinco anos estão disponíveis até a 3ª dose e para crianças acima de seis meses, até a 2ª dose.

A campanha foi iniciada no dia 10 de abril e o primeiro dia específico de vacinação foi realizado no dia 15, mas a imunização não teve o sucesso esperado no transcorrer da campanha.

Os baixos índices pela procura das vacinas disponíveis nas unidades de saúde têm deixado as autoridades da Vigilância Epidemiológica preocupadas, porém, é preciso insistir, sensibilizar e oportunizar para o público-alvo ser alcançado.

A SARS COV-2 – variante Ômicron – e as variantes de gripes – H1N1, H3N2 e Influenza B – ainda significam risco à saúde para todas as faixas-etárias. Somente a cobertura vacinal completa pode reduzir o perigo de morte.

Em 2016, depois de pelo menos quatro mortes causadas pela Influenza, houve grande desespero em busca da vacina. Filas gigantescas, brigas em portas de clínicas particulares e até a Justiça concedeu uma liminar obrigando o Estado a fornecer doses da vacina para todas as pessoas da cidade.

GRIPE EM NÚMEROS

Depois de 51 dias do início da campanha de vacinação contra as gripes apenas 38% do público-alvo foi imunizado. Um terço (10.331 ou 30,80%) das 32.801 pessoas que deveriam receber o imunizante, antes do início do inverno. Por isso, a campanha agora está aberta ao público em geral, a partir de 18 anos.

A Influenza é uma doença respiratória que pode levar a complicações graves e até mesmo ao óbito, especialmente em pessoas dos grupos de risco.

Dentro desse contexto estão crianças de seis meses até cinco anos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde, educação e segurança, idosos, pacientes com comorbidades, caminhoneiros e pessoas com deficiência.

“O país inteiro observa essa baixa procura pelas vacinas”, explicou a enfermeira chefe do Setor da Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri. A Secretaria de Saúde solicita que a população leve o CPF e a caderneta de vacinação.

COVID EM NÚMEROS

Assim como em 2016, somente após quatro mortes a população procurou se imunizar contra a Influenza, o fato voltou se repetir com a pandemia de Covid-19. De acordo com a Secretaria da Saúde, assim que as vacinas foram viabilizadas, a procura foi enorme: 88,80% da população receberam a primeira e segunda doses.

O primeiro reforço com a aplicação da terceira dose atingiu 66,47% e a quarta dose apenas 26,58%. Já a cobertura da bivalente é de somente 9,12%. Para facilitar o entendimento, as duas primeiras doses tinham como público-alvo pessoas a partir de seis anos. A terceira dose a partir dos 12 anos e, a quarta dose, os adultos a partir dos 18 anos. Já a bivalente é para maiores de 18 anos e as pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos.

Daniela Casale

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

8 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

14 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

17 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

17 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

18 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

18 horas ago

This website uses cookies.