Regional

Tupã participa de teste para controle da dengue

Novo equipamento de dispersão de biolarvicida para combate à dengue (Foto: Divulgação)

O Departamento de Entomologia e Endemias de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) participou de um teste de eficiência do novo equipamento de dispersão de biolarvicida para combate à dengue.

Mais de 30 imóveis do Centro receberam recipientes para medir o alcance do produto aspergido da rua em direção às quadras. O estudo permitirá planejar melhor o trabalho dos agentes do setor.

Conforme o diretor de Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros, conhecido como Marquinho da Dengue, nove quadras entre as ruas Tapuias, Potiguaras, Itapicurus e Caingangs foram escolhidas por estarem em uma região mais plana.

“Com a autorização dos moradores, espalhamos armadilhas secas no dia 8 de dezembro, antes da dispersão do produto. Na manhã seguinte, os potinhos foram recolhidos e enviados para o laboratório, para aferição do índice de mortalidade de larvas após 24h ou 48h, conforme a distância entre os potinhos e a rua”, explica.

Segundo Marquinho, as análises preliminares realizadas pela doutora Maria de Lourdes da Graça Macoris, do Laboratório de Entomologia Aplicada da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), apontam que – em duas horas – todas as larvas estavam mortas.

Em duas horas, todas as larvas estavam mortas (Foto: Divulgação)

Os testes foram coordenados pelo responsável em saúde pública da Sumitomo Chemical América Latina, César Augusto Mollendorff.

Segundo o representante da multinacional japonesa, Tupã foi seleciona para a experiência por ser um dos municípios modelos em aplicação de larvicida biológico para controle do Aedes aegypti.

“Estamos implantando no Brasil uma metodologia desenvolvida em parceria com a Jacto para aumento da produtividade. Com equipamento robusto, conseguimos percorrer dez hectares em apenas uma hora, permitindo que os servidores se dediquem mais à abordagem social ou naquilo que for mais estratégico”, declara.

Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília), Sertãozinho e Indaiatuba também participaram do estudo para aprimoramento do equipamento que aplica o biolarvicida Vectobac® WG (Cepa AM65-52).

A especialista técnica da Divisão de Saúde Ambiental da Sumitomo Chemical América Latina, Nádia Maebara Bueno, informa ser necessário considerar as condições climáticas a cada testagem para aprimorar o protocolo.

“Obtivemos excelentes resultados, cerca de 99% de eficácia, 48h após a aplicação. Já sabíamos que nosso produto funciona, estamos em fase de calibração do equipamento, que acreditávamos atingir até 30 metros de distância, mas já comprovamos cobrir 20 metros a mais”.

A Sumitomo desenvolveu com a Jacto um maquinário exclusivo para aspersão espacial de gotículas até cinco vezes mais pesadas do que as aplicadas com um “fumacê”.

Fabiano Griesang, especialista de produtos da Jacto, explica que a empresa adaptou um pulverizador agrícola (Canhão Jatão 600 Litros de capacidade de calda). “A turbina que está neste equipamento favorece uma cobertura maior, unindo alta vazão e velocidade”.

Além da efetividade do biolarvicida na eliminação precoce do vetor da dengue, zika e chikungunya, o produto é certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por não oferecer riscos à saúde humana e dos animais ou causar danos ao meio ambiente.

Tupã foi selecionada para a experiência por ser um dos municípios modelos em aplicação de larvicida biológico para controle do Aedes aegypti (Foto: Divulgação)

Daniela Casale

Recent Posts

Prefeitura encerra ciclo de planejamento com 10ª reunião de secretariado

Encontro foi conduzido pelo prefeito Vinicius Camarinha (Foto: Divulgação) A Prefeitura realizou na manhã desta…

1 hora ago

Câmara vota criação de complexo turístico da represa Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

1 hora ago

Açougueiro acusado de fazer delivery de drogas sintéticas em Marília é condenado

Drogas eram entregues, segundo a polícia, em bares, boates e residências (Foto: Divulgação/Dise) A Justiça…

1 hora ago

Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas

Crime aconteceu em plena luz do dia, em praça da zona oeste (Foto: Jaqueline Oliveira)…

1 hora ago

Denunciados por atentado à bomba em Brasília podem se tornar réus

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (12) para…

15 horas ago

Tempestades severas ameaçam MS, PR e SC com granizo e rajadas de vento

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira (12), um alerta vermelho de tempestade…

15 horas ago

This website uses cookies.