Regional

Tupã derruba liminar que obrigava fechamento do comércio

O Tribunal de Justiça de São Paulo revogou a decisão da Justiça de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) que concedeu liminar suspendendo os decretos municipais que possibilitavam o funcionamento do comércio local, mesmo durante a fase vermelha do Plano São Paulo.

A Prefeitura deve se reunir com o Comitê de Enfrentamento ao coronavírus para definir as novas regras para reabertura do comércio.

Decisão, em primeira instância, obrigou os estabelecimentos não essenciais a suspenderem o atendimento presencial, além de determinar que o município seguisse as medidas restritivas do Plano São Paulo.

A Prefeitura recorreu junto ao TJ, que acatou o recurso, por meio do desembargador Borelli Tomaz Jr. Na prática, a decisão do TJ devolve ao município o direito de regulamentar o funcionamento do comércio.

O prefeito Caio Aoqui (PSD) informou que a Prefeitura tem ciência da decisão, mas ainda não foi notificada oficialmente.

Ele esclareceu também que apesar da posição favorável do TJ, a Prefeitura ainda está impedida de autorizar a reabertura do comércio, já que os decretos anteriores regulamentavam o funcionamento dos setores produtivos nas fases amarela, laranja e vermelha do Plano São Paulo e não na fase emergencial.

Como Tupã e todo o estado estão atualmente classificados na recém-criada fase emergencial, um novo decreto deverá elaborado junto ao Comitê de Enfrentamento ao coronavírus para definir as novas regras para o funcionamento do comércio.

Caio esclareceu ainda que no momento continua em vigor o decreto municipal nº 9.007, que determina medidas mais restritivas nos finais de semana dos dias 20 e 21 e 27 e 28 de março.

Ou seja, fica mantida a decisão de suspender o funcionamento de todos os setores, incluindo os chamados essenciais, nestes dois finais de semana.

Segundo o decreto, deverão suspender os atendimentos presenciais nestes quatro dias, o comércio em geral, supermercados, mercearias, conveniências, feiras, padarias, bares e restaurantes.

Também estão proibidas reuniões religiosas, eventos culturais, além de toda e qualquer atividade social que implique aglomerações.

Os únicos segmentos que poderão manter o atendimento ao público nestes dois finais de semana, desde que obedecidas todas as medidas sanitárias de prevenção à Covid, são os postos de combustíveis, farmácias e drogarias.

Já os serviços de delivery poderão funcionar normalmente nestes dois finais de semana, mas terão que permanecer de portas fechadas e trabalhando com ocupação máxima de 30%, sem qualquer tipo de atendimento presencial.

Daniela Casale

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

10 minutos ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

10 minutos ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

10 minutos ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

10 minutos ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

10 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

10 minutos ago

This website uses cookies.