Regional

Tupã derruba liminar que obrigava fechamento do comércio

O Tribunal de Justiça de São Paulo revogou a decisão da Justiça de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) que concedeu liminar suspendendo os decretos municipais que possibilitavam o funcionamento do comércio local, mesmo durante a fase vermelha do Plano São Paulo.

A Prefeitura deve se reunir com o Comitê de Enfrentamento ao coronavírus para definir as novas regras para reabertura do comércio.

Decisão, em primeira instância, obrigou os estabelecimentos não essenciais a suspenderem o atendimento presencial, além de determinar que o município seguisse as medidas restritivas do Plano São Paulo.

A Prefeitura recorreu junto ao TJ, que acatou o recurso, por meio do desembargador Borelli Tomaz Jr. Na prática, a decisão do TJ devolve ao município o direito de regulamentar o funcionamento do comércio.

O prefeito Caio Aoqui (PSD) informou que a Prefeitura tem ciência da decisão, mas ainda não foi notificada oficialmente.

Ele esclareceu também que apesar da posição favorável do TJ, a Prefeitura ainda está impedida de autorizar a reabertura do comércio, já que os decretos anteriores regulamentavam o funcionamento dos setores produtivos nas fases amarela, laranja e vermelha do Plano São Paulo e não na fase emergencial.

Como Tupã e todo o estado estão atualmente classificados na recém-criada fase emergencial, um novo decreto deverá elaborado junto ao Comitê de Enfrentamento ao coronavírus para definir as novas regras para o funcionamento do comércio.

Caio esclareceu ainda que no momento continua em vigor o decreto municipal nº 9.007, que determina medidas mais restritivas nos finais de semana dos dias 20 e 21 e 27 e 28 de março.

Ou seja, fica mantida a decisão de suspender o funcionamento de todos os setores, incluindo os chamados essenciais, nestes dois finais de semana.

Segundo o decreto, deverão suspender os atendimentos presenciais nestes quatro dias, o comércio em geral, supermercados, mercearias, conveniências, feiras, padarias, bares e restaurantes.

Também estão proibidas reuniões religiosas, eventos culturais, além de toda e qualquer atividade social que implique aglomerações.

Os únicos segmentos que poderão manter o atendimento ao público nestes dois finais de semana, desde que obedecidas todas as medidas sanitárias de prevenção à Covid, são os postos de combustíveis, farmácias e drogarias.

Já os serviços de delivery poderão funcionar normalmente nestes dois finais de semana, mas terão que permanecer de portas fechadas e trabalhando com ocupação máxima de 30%, sem qualquer tipo de atendimento presencial.

Daniela Casale

Recent Posts

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

20 minutos ago

Avenida Yusaburo Sasazaki passa por manutenção para melhorar tráfego em Marília

Máquina da Prefeitura trabalhando na Yusaburo Sasazaki, na zona norte de Marília (Foto: Divulgação) A…

33 minutos ago

ACC atende 350 pacientes com apoio de Dani Alonso e Capitão Augusto

Parlamentares visitaram a instituição e destinaram recursos (Foto: Divulgação) A Associação de Combate ao Câncer…

39 minutos ago

Professor é preso por furto de motocicletas na zona norte após reincidência

Um homem de 49 anos — que, segundo a polícia, alegou ganhar a vida como…

46 minutos ago

Campina Verde pode ter falhas no fornecimento de água após ruptura

Ruptura registrada às 6h50 da manhã dessa sexta-feira (Foto: Divulgação) Uma ruptura em uma adutora…

1 hora ago

Caminhão pega fogo na SP-294 e provoca interdição da pista em Gália

Bombeiros foram acionados para o controle das chamas (Foto: Artesp) Um caminhão foi destruído por…

2 horas ago

This website uses cookies.