A Prefeitura de Tupã concluiu nesta quarta-feira (21) o trabalho de nebulização em escolas, faculdades e entidades do município como parte da preparação da rede pública para a volta às aulas.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e reforçar o combate a arboviroses como dengue e chikungunya.
Segundo a Prefeitura, a força-tarefa foi realizada na terça-feira e na quarta-feira e atendeu 51 prédios, entre creches, escolas, faculdades e entidades. Ao todo, foram utilizadas oito bombas costais e consumidos 12 litros de inseticida. O trabalho envolveu 21 agentes de combate a endemias.
Além da aplicação do inseticida, as equipes realizaram busca ativa por focos do mosquito. Conforme balanço da Secretaria de Saúde, foram localizados e eliminados 18 criadouros em 11 estabelecimentos, o que resultou em um índice de positividade de 21,57%. A avaliação da ação foi considerada positiva pela administração municipal.
De acordo com o município, a nebulização integra um conjunto de iniciativas voltadas à segurança e ao bem-estar de alunos, servidores e da comunidade escolar no retorno das atividades letivas. Os preparativos também incluíram melhorias na sinalização de trânsito no entorno das escolas, com pintura de solo e faixas de travessia de pedestres, para aumentar a segurança de crianças, pais de alunos, profissionais da Educação e da população em geral.
As unidades de ensino passaram ainda por limpeza completa. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio de servidores da Secretaria de Educação, realizaram serviços de roçada em áreas abertas das escolas, contribuindo para a melhoria do aspecto visual e para a prevenção de focos do mosquito transmissor de arboviroses e da proliferação de animais nocivos.
Segundo a Secretaria de Saúde, a realização das ações antes do início das aulas tem impacto direto nos indicadores epidemiológicos. No ano passado, quando a mesma estratégia foi adotada, Tupã registrou um dos menores índices de casos de dengue e chikungunya na faixa etária de 0 a 19 anos, que reúne cerca de 12 mil pessoas, o equivalente a aproximadamente 20% da população do município.
Para o subsecretário de Endemias, Marco Antônio de Barros, o foco na prevenção é determinante para manter os índices sob controle. “A realização de ações como a registrada nesta semana, focadas em prevenção, são primordiais para a manutenção destes índices”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Esportes anunciou a realização da Copa Tupã de Futsal 2026, cuja…
Ações buscam estimular o diálogo, o autocuidado e a participação coletiva na promoção do bem-estar…
Alistamento pode ser realizado pela internet (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília e a Junta…
Iniciativa busca ampliar o acesso da população aos serviços (Foto: Divulgação) O Ganha Tempo realiza…
Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…
O Cinema Pontos MIS promove, nesta quinta-feira (22), às 14h30, uma sessão especial infantil com…
This website uses cookies.