Regional

Tupã adere luta contra a violência doméstica; cidade foi abalada pelo ‘caso Milena’

Milena foi morta e teve o seu corpo vilipendiado pelo assassino, seu marido (Foto: Redes Sociais)

A cidade de Tupã, que em fevereiro deste ano viveu momento de luto e indignação com o brutal assassinato da gerente comercial Milena Raquel Dantas Bereta, de 53 anos, pelas mãos do próprio marido, anunciou adesão e ações de divulgação da campanha “Agosto Lilás”. Neste mês é lembrado, em âmbito estadual, a luta contra a violência doméstica.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da denúncia e das medidas de proteção, que vão muito além do trabalho policial e passam também pela família, amigos e rede de apoio.

A Polícia Militar, em nota, destaca a intensificação da divulgação da “Lei Maria da Penha”, para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a urgente necessidade de erradicar a violência contra a mulher.

Além disso, a campanha promove a divulgação dos serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A intensificação das ações de prevenção e combate, realizadas pela instituição, tem articulação com a Prefeitura e outros órgãos.

Em Tupã, conforme a Polícia Militar, foram implementados diversos programas e mecanismos, como o aplicativo “SOS Mulher”, que permite atendimento emergencial para mulheres com medidas protetivas.

A cidade também tem o Comitê da Sistemática de Defesa contra a Violência Doméstica, que monitora e adota medidas sistêmicas; o programa “Patrulha Maria da Penha”, que acompanha a execução de medidas protetivas.

Há ainda o projeto “Lar Mais Seguro”, que realiza visitas solidárias e orienta sobre prevenção primária; além das visitas comunitárias, que estreitam relações com a comunidade.

Algumas das iniciativas incluem ampliação dos serviços de atendimento às mulheres, aumento do número de equipes multidisciplinares para atender as vítimas, além de apoio psicológico, jurídico e social.

O Poder Público também aposta no fortalecimento da rede de proteção com melhoria da comunicação entre os diversos órgãos envolvidos no atendimento às vítimas, como delegacias especializadas, conselhos tutelares e centros de referência.

A campanha leva informação nas escolas, empresas e comunidades, com o objetivo de mudar a cultura de violência e prevenir agressões.

BÁRBARIE

O caso Milena, uma mulher que além de ser morta, teve o seu corpo vilipendiado pelo assassino, seu próprio marido, é um símbolo recente da luta contra a violência de gênero na região.

Poucas horas antes de ser assassinada, ela havia registrado um boletim de ocorrência contra o homem, relatando agressões psicológicas e cárcere privado.

DENUNCIE

Casos de violência doméstica devem ser levados ao conhecimento das autoridades, seja pelas vítimas ou mesmo outras pessoas.

Os telefones são 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil). É possível encaminhar denúncias também por meio do site www.webdenuncia.sp.gov.br ou pelo Disque 100.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

27 minutos ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

30 minutos ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

3 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

3 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

7 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

7 horas ago

This website uses cookies.