Brasil e Mundo

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e, em vez de a gente corrigir a ONU”, afirmou o presidente do Brasil, Lula da Silva (Foto: Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (23) que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende “criar uma nova ONU” ao propor a criação de um Conselho de Paz. A declaração foi feita durante o encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizado em Salvador (BA).

Segundo Lula, a política internacional vive um momento de crise, marcado pelo enfraquecimento do multilateralismo. “Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e, em vez de a gente corrigir a ONU, que a gente reivindica desde que fui presidente em 2003, reforma da ONU com entrada de novos países [como membros permanentes no Conselho de Segurança], com a entrada de México, do Brasil, de países africanos… E o que está acontecendo: o presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma nova ONU, em que ele sozinho é o dono da ONU”, afirmou.

De acordo com o presidente, Trump teria convidado o Brasil para integrar o Conselho de Paz, que supervisionaria o trabalho de um Comitê Nacional para a Administração de Gaza (NCAG). Lula disse que vem mantendo contato com líderes internacionais para discutir o tema, entre eles o presidente da China, Xi Jinping; o presidente da Rússia, Vladimir Putin; o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; e a presidenta do México, Claudia Sheinbaum.

“Estou conversando para fazer com que seja possível a gente encontrar uma forma de se reunir e não permitir que o multilateralismo seja jogado para o chão e que predomine a força da arma, da intolerância de qualquer país do mundo”, disse.

Durante o discurso, Lula voltou a criticar a atuação dos Estados Unidos na Venezuela, que, segundo ele, resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro e da deputada e primeira-dama Cilia Flores. “Eu fico toda a noite indignado com o que aconteceu na Venezuela. Não consigo acreditar. (…) Como é possível a falta de respeito à integridade territorial de um país? Não existe isso na América do Sul. A América do Sul é um território de paz, a gente não tem bomba atômica”, declarou.

O presidente afirmou ainda que o Brasil não tem preferência por alianças específicas, citando Estados Unidos, Cuba, Rússia e China, mas ressaltou que o país não aceitará subordinação internacional. “O Brasil não vai aceitar voltar a ser colônia para alguém mandar na gente”, disse.

Lula também criticou a postura de Trump em relação ao poder militar norte-americano e defendeu a resolução de conflitos por meio do diálogo. “Eu não quero fazer guerra armada com os Estados Unidos, não quero fazer guerra armada com a Rússia, nem com o Uruguai, nem com a Bolívia. Quero fazer guerra com o poder do convencimento, com argumento, com narrativas, mostrando que a democracia é imbatível; que a gente não quer se impor aos outros, mas compartilhar aquilo que a gente tem de bom”, afirmou. “Não queremos mais Guerra Fria, não queremos mais Gaza”, completou.

O 14º Encontro Nacional do MST reuniu mais de 3 mil trabalhadores e trabalhadoras sem terra de todo o país e marcou os 42 anos do movimento, celebrados em 22 de janeiro. Ao final do evento, o MST entregou uma carta a Lula, na qual critica o imperialismo e defende a reforma agrária, a soberania dos povos e a ampliação do multilateralismo.

Agência Brasil

Recent Posts

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

4 minutos ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

5 minutos ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

33 minutos ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

34 minutos ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

37 minutos ago

Amapon inaugura nova sede com 18 leitos e terapias integrativas em Marília

Estrutura no Fragata C foi inaugurada nesta sexta-feira, às 19h30 (Foto: Divulgação) A Associação Mariliense…

1 hora ago

This website uses cookies.